Já fez suas resoluções para 2024? Pesquisa mostra desejo dos brasileiros por mais tempo ao ar livre

Estudo inédito realizado pela Ipsos traz as resoluções dos brasileiros para 2024: apesar da vontade de cuidar da saúde mental, atividades ao ar livre e lazer não aparecem como principais na lista da maioria das pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pessoas brindando no por do sol (Foto: Divulgação)

Desfrutar mais da vida ao ar livre, contemplar o pôr do sol após um dia agitado, se engajar em atividades físicas ao ar livre ou simplesmente conectar-se com a natureza são práticas reconhecidas por seus benefícios, como alívio do estresse e sensação de leveza. No entanto, apesar do conhecimento generalizado desses aspectos positivos, a maioria das pessoas ainda direciona suas metas para o próximo ano exclusivamente para objetivos de produtividade, como economizar dinheiro, investir, trocar de emprego, ser promovido, empreender ou outras aspirações no âmbito profissional.

Essas constatações provêm de uma pesquisa inédita encomendada pela Cerveja Corona à Ipsos sobre as metas dos brasileiros para o ano de 2024. Conduzido no início de dezembro, o estudo revela que 70% das pessoas já elaboraram suas listas de metas para o próximo ano.

Em 2023, os brasileiros dedicaram grande parte de seu tempo ao trabalho e ao cuidado, mantendo-se, em sua maioria, dentro de escritórios ou em casa. Conforme indicado pelos dados do levantamento, as atividades principais incluíram trabalho (41%), cuidado da família (29%) e entretenimento televisivo, cinematográfico e de séries (29%). No entanto, desejos distintos permearam seus pensamentos, como a vontade de viajar (39%), praticar exercícios (29%), priorizar a saúde mental (26%) e relaxar (24%). Essa discrepância evidencia como a rotina e a correria diária afastam muitas pessoas das atividades ao ar livre, sendo que 20% dos entrevistados admitiram não praticá-las pelo menos uma vez por semana.

Para 2024, a tendência parece repetir-se. As resoluções identificadas na pesquisa estão majoritariamente ligadas à consecução de metas e números: objetivos financeiros, como economizar dinheiro e realizar investimentos, foram mencionados por 43% das pessoas, índice equivalente ao interesse na saúde física (prática de atividades físicas, alimentação saudável e hábitos mais saudáveis), também apontado por 43%. Em terceiro lugar, as preocupações no âmbito profissional (obter um emprego, ser promovido, mudar de carreira, mudar de empresa, empreender, etc.) alcançaram 39%. Em contraste, passar o tempo ao ar livre ou focar no lazer ocupam a mente de apenas 16% e 26% dos entrevistados, respectivamente.

Advertisement

Marca de cerveja cria ações de marketing com dados da pesquisa Ipsos

Diante desse cenário, a patrocinadora da pesquisa, a Cerveja Corona, entra em cena neste Verão ao convidar as pessoas a repensarem suas metas para 2024 e incluírem experiências ao ar livre nessas resoluções, com diversas ações para impulsionar esses momentos. Assim, tanto em suas redes sociais como ao lado de formadores de opinião parceiros do movimento, a marca prepara uma série de guias online para viagens, roteiros urbanos e dicas de atividades ao ar livre. Além disso, no offline, estão sendo planejadas ações estratégicas para impulsionar essas metas nos principais eventos de Réveillon no Brasil, em locais como Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, inclusive com ativações únicas em helipontos para proporcionar experiências inesquecíveis.

“Queremos convidar as pessoas a se conectarem com a natureza e aproveitarem a vida ao ar livre e sob o sol. E não há momento mais propício para isso do que agora, com a chegada do Verão. Queremos que a marca não apenas inspire, mas também viabilize a concretização das resoluções para um 2024 mais ao ar livre. Por isso, vamos oferecer diversos roteiros de atividades e lugares para explorar neste Verão, além da experiência presencial nos eventos em que estaremos presentes, incentivando essas metas”, afirma Gabriela Gallo, Head de Corona no Brasil.

Confira os principais dados da Pesquisa Corona Ipsos:

? Atividades que mais ocuparam o tempo das pessoas em 2023:
? 1º – Trabalho (41%)
? 2º – Cuidado com a família (29%)
? 3º – Assistir TV, filmes e séries (29%)
? 16º, 18º e 19º – Passear / explorar a cidade (6%), passear na natureza (5%) e passar o tempo com os pets: 5%

? Atividades que gostariam de ter feito:
? 1º – Viajar (39%)
? 2º – Fazer exercícios (29%)
? 3º – Cuidar da saúde mental (26%)
? 7º- passear na natureza é um dos desejos que muitas pessoas gostariam de ter realizado 18%

? 34% dos brasileiros dedicam apenas um dia para atividades ao ar livre, enquanto 20% não dedica nenhum tempo

? 70% já fizeram as resoluções de 2024:
? 1º – Finanças (guardar dinheiro, fazer investimentos):43%
? 2º – Saúde física (fazer atividades, se alimentar melhor, visitar o médico, parar de fumar): 43%
? 3º – Profissional (conseguir um emprego, ser promovido, mudar de carreira, mudar de empresa, empreender): 39%
? 4º – saúde mental (fazer terapia, ficar menos nas redes sociais, mudar hábitos nocivos, praticar meditação, etc.): 35%
? 9º – a natureza (passar mais tempo ao ar livre): 16%

? Apenas 32% das pessoas se sentem satisfeitas no cumprimento de suas metas

? 52% possui alta preferência por ambiente ao ar livre, enquanto apenas

? 2% tem mais gosto pelo ambiente fechado

? Relacionam o sucesso ao viver na natureza (praia, campo), concordando totalmente que viver na natureza define uma pessoa de sucesso (41%)

Público:
“Estudo online realizado pela Ipsos a pedido de AMBEV no Brasil entre 05/12/2023 e 07/12/2023. Foram realizadas 800 entrevistas online entre homens e mulheres, de 18 anos ou mais, classes ABC. Margem de erro de 3,5p.p.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Já fez suas resoluções para 2024? Pesquisa mostra desejo dos brasileiros por mais tempo ao ar livre
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui