Jacaré é encontrado morto dentro de pneu em lagoa na Zona Oeste do Rio

Imagem viralizou nas redes sociais e preocupa pescadores da região e ambientalistas

Jacaré morto dentro de pneu na Lagoa de Jacarepaguá - Foto: Reprodução

Viralizou recentemente, nas redes sociais, a imagem de um jacaré morto dentro de um pneu na Lagoa de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Para João Batista Caiera, pescador que encontrou o animal, a poluição no local tem sido cada vez maior, prejudicando não só a pesca, mas também a vida dos animais existentes na região.

”Tava pescando, daí encontramos com ele. A gente fica triste, né, pois é uma coisa da natureza, uma coisa meio complicada, né? Peixe podre, água fedendo… Essa poluição está acabando com a nossa lagoa, infelizmente, né”, lamentou.

Ele integra a Associação de Pescadores da Baixada de Jacarepaguá, tem que sua sede localizada às margens da lagoa.

O complexo lagunar da Baixada de Jacarepaguá abrange as lagoas de Jacarepaguá, do Camorim, das Taxas, da Tijuca e de Marapendi.

Vale ressaltar que, além de muita sujeira, os animais que sobrevivem nessas lagoas precisam conviver com a caça, atividade ilegal. De acordo com moradores da região, os criminosos saem à noite de barco atrás de capivaras e jacarés.

O biólogo Mário Moscatelli trabalha nas lagoas do complexo desde 1992. Em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, ajudou a implantar ecobarreiras nos principais rios e canais que deságuam no sistema lagunar. Ele lamenta a poluição que continua prejudicando todo o ecossistema da região.

”Infelizmente, a chegada de lixo continua gigantesco. 95% do lixo é doméstico. Sofá, geladeira, caixa d’água, ou seja, parcela da população não está colaborando. Essa guerra precisa da colaboração de todos”, diz ele.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui