Com o restauro a todo vapor, a Estação da Leopoldina começa a revelar seus projetos de revitalização. Localizada na Avenida Francisco Bicalho, a estação, que foi construída na década de 20 e é uma das grandes portas de entrada para o Centro do Rio, agora está prestes a passar por uma transformação que promete trazer ainda mais charme à sua fachada original.
As 270 esquadrias, que emolduram as janelas da estação, serão em sua maioria desmontadas para um cuidadoso “banho de loja”. O processo respeitará a arquitetura original, com um detalhe especial: todas as esquadrias serão pintadas em um tom de cereja, seguindo o plano de restauro que visa revitalizar a estrutura com um toque “avermelhado”. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, as janelas passarão também por uma análise metalográfica para garantir que a integridade do material seja preservada.
O projeto de restauro se inspira em outras estações ferroviárias icônicas, como a Gare de Austerlitz, na França, buscando não apenas recuperar a estética, mas também resgatar a importância histórica da estação. Em 2026, a Estação da Leopoldina completará 100 anos e, para celebrar esse centenário, um investimento de R$ 80 milhões será realizado para transformar a área em um polo de desenvolvimento.
Além do restauro, o projeto inclui a construção de importantes equipamentos públicos na região. Entre eles, um centro de convenções, a Cidade do Samba 2, um bairro popular através do programa Minha Casa, Minha Vida, uma Clínica da Família e uma escola pública no modelo Ginásio Experimental Tecnológico (GET). Com previsão de conclusão até o segundo semestre de 2026, a revitalização promete não só resgatar um pedaço da história carioca, mas também impulsionar o desenvolvimento social e econômico da Região Portuária do Rio.
Pois é, é F……. Pelo visto a Leopoldina será restaurada, mas não para o retorno dos trens……… Só será restaurada esteticamente pelo visto…………………
Cadê os trens!?!?!?!?!?
Brasil sendo Brasil………..
Concordo plenamente.
Uma importante via que poderia ser modernizada com vlt ou vlp. A engenharia do vapor colocou a tecnologia do vapor bem plana tudo a favor desse modal
Apoio a restauração mas sou contra a finalidade. Em vez de fomentar a instalação de trens para viagens interestaduais a malandragem do Dudu Paes vai dando mais poder para escolas de samba, bicheiros e políticas sujas. Precisamos de menos samba e mais mobilidades. Centro de convenções já tem um ali do lado bem funcional, para que um novo? Habitação? Mais um desvio de finalidade. Eduardo Paes é engodo, vendendo o RJ em lotes para suas amigas construtoras. Pior do rio é apoiar esse tipo de política. O rio acabou.
E cadê serviço ferroviário?! Ainda existe bobo, por isso o brasil não anda
Está transformação e’ muito lamentavel!!!
O que de fato deveria ser feito, seria o retorno imediato dos trens interestaduais e alocar a estação para o terminal do trem-bala–trem de altíssima velocidade; o famoso…TAV.
Poderiam, também, reativar o ramal de Campos, Cachoeiro do Itapemirim, Vitória, o ramal de Minas Gerais, São Paulo, etc etc.
E’ uma vergonha nacional desativaram os trens que interligavam o sudeste todo!!! Enquanto no mundo todo o transporte ferroviário e’ altamente valorizado e tem uma malha ferroviária em todos os países gigantesca!!! Temos dinheiro para esse empreendimento. Eita paiz moroso.
Concordo plenamente.
Excelente. Para quem não sabe, a arquitetura da Estação Leopoldina tem influência vitoriana, ou seja, é um pedacinho de Londres no Centro do Rio. Em um País onde não há preocupação referente ao Patrimônio Arquitetônico e Histórico, ver essa arquitetura imponente da estação renascer é legal demais. Espero que fique bem bonito e seja um equipamento cultural para cariocas e turistas. Só tem que melhorar a área ao redor pois é uma região muito degradada.
Muito a cara de politicagem, mistura de malandragem carioca com a petista. Um equipamento com total desvio de propósito, que poderia ou deveria ser a estação do TAV ou de trens interestaduais, vai ganhar mais uma cidade para o jogo do b1cho com CNPJ e vai ser usado como propaganda política para o verdadeiro gado se empolgar.