Jardim Botânico do Rio reabre área para experiências multissensoriais 

Com plantas resistentes ao toque, canteiros amplos e elevados, permitindo uma livre circulação de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, piso tátil e corrimãos, o espaço também ganhou novas placas acessíveis com informações sobre as espécies

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Concebido para proporcionar um contato mais próximo com as plantas, o Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro passou por reforma e foi reaberto ao público na última sexta-feira (14/o6). Com atividades que proporcionam experiências multissensoriais, o espaço tem a vocação de receber não apenas pessoas com deficiência, mas o público diverso que se sinta incluído e busque um local para estreitar sua conexão com as plantas, ativando memórias e sensações. Além disso, a proposta é sensibilizar o público em relação à inclusão e acessibilidade.

Com plantas resistentes ao toque, canteiros amplos e elevados, permitindo uma livre circulação de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, piso tátil e corrimãos, o espaço também ganhou novas placas acessíveis com informações sobre as espécies.

As visitas são guiadas por educandos do Centro de Responsabilidade Socioambiental João Carlos Silva (CRS), e uma das principais atrações é a visita guiada com olhos vendados, realizada mediante agendamento prévio pelo endereço crs@jbrj.gov.br. A visita guiada é gratuita, havendo apenas cobrança para entrada no arboreto. Diariamente, alunos do CRS estão presentes no Jardim Sensorial para orientações básicas sobre o espaço.

Advertisement

Inaugurado em 1995 e fechado aos visitantes no ano passado, o espaço ganhou 23 novas espécies vegetais. Atualmente, o Jardim Sensorial possui 97 espécies com diferentes texturas, formas, tamanhos, aromas e cores. As plantas estão agrupadas de acordo com os estímulos sensoriais que promovem. Orquídeas, bromélias, suculentas, aráceas, jambu, coentro bravo, madressilva, peperômia melancia, alocasia, lavanda, manjericão, alecrim, sálvia, tomilho, orégano e diversas outras espécies podem ser livremente tocadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jardim Botânico do Rio reabre área para experiências multissensoriais 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui