Mês de férias escolares, julho guarda muitas surpresas e diversão para a garotada. No Jardim Botânico do Rio, crianças, adolescentes e familiares terão uma programação com contação de histórias, jogos, oficinas e muitas brincadeiras a partir do dia 13, sábado. Tudo com entrada franca.
No Museu do JB, jovens e visitantes poderão participar de uma ação educativa, por meio da exposição “De Flor em Flor”, através da qual poderão conhecer a flora brasileira, de forma lúdica. No local, haverá jogo de amarelinha com flores da Mata Atlântica, carteados botânicos com espécies ameaçadas, variadas brincadeiras, contações de histórias, visitação mediada, além de oficinas de animação, de fotografia de natureza e de pintura com tintas naturais.
A garotada também poderá contar com o Serviço de Educação Ambiental (SEA) através do qual poderá conhecer arboreto do Jardim, na ativação de detetive botânico. A atividade acontece nos dias 15 e 16, segunda e terça.
De 17 a 19, quarta a sexta, o SEA vai promover uma oficina de confecção de máscaras com motivos botânicos.
Confira a programação:
SERVIÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (SEA)
– Detetive botânico em busca de espécies ameaçadas
Dias 15/7 (segunda-feira), às 14h, e 16/7 (terça-feira), às 10h.
Ponto de encontro: sede do SEA, junto à bilheteria principal.
As crianças vão conhecer algumas espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção que fazem parte da coleção do Jardim Botânico do Rio, utilizando mapas com caminhos diferentes e pistas com informações para encontrar as espécies no arboreto. Aquelas que encontrarem as espécies receberão um brinde. O objetivo é abordar conceitos sobre biodiversidade e os principais fatores de risco para as espécies ameaçadas.
– Jardim Botânico do Rio: palco da nossa festa
Dias 17/7 (quarta-feira), às 14h; 18/7 (quinta-feira) e 19/7 (sexta-feira), às 10h.
Local: sede do SEA, junto à bilheteria principal.Com o objetivo de divulgar as espécies de diferentes biomas presentes no arboreto e a importância de sua preservação, educadores do SEA promoverão uma oficina de confecção de máscaras lúdicas. A técnica a ser utilizada será a de frotagem, a fim de observar a estrutura das plantas. Para conseguir o efeito desejado, basta colocar uma folha de papel em cima do objeto e então friccionar o giz ou lápis.
Para participar das atividades do SEA, é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail educativo@jbrj.gov.br ou pelos telefones 21 2274-7332 / 7374.
MUSEU DO JARDIM BOTÂNICO: DE FLOR EM FLOR
– Em busca da árvore perdida
Dias 13, 20 e 27/7 (sábados), das 10h30 às 11h e das 14h às 15h.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento do Museu
Visita mediada em que os visitantes serão convidados a desvendar os enigmas e pistas para descobrirem a grande árvore que existe dentro do Museu: a Sumaúma. A atividade destaca as pesquisas realizadas pelos cientistas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que vão da floresta ao laboratório para conhecer, monitorar e conservar a flora brasileira.
Vagas: 20 pessoas, por ordem de chegada.
– Amarelinha
Dias 13, 20 e 27/7 (sábados), às 11h | 11h30 | 14h30 | 15h | 15h30.
Dias 14 e 21/7 (domingos), às 10h30 | 11h | 11h30
Local: jardins em frente ao Museu.
Voltada para o público de 4 a 10 anos, essa brincadeira vai apresentar flores amarelas da Mata Atlântica, contribuindo assim para a percepção corporal e conhecimento sobre a diversidade da flora brasileira. Espécies: Pau-ferro (Libidibia ferrea); Pau-brasil (Paubrasilia echinata); Ipê-amarelo (Handroanthus albus); Magnólia-amarela (Magnolia champaca); Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis); Solandra (Solandra grandiflora); Lantana (Lantana camara); Rabo-de-tucano (Vochysia tucanorum); Orquídea-sumaré (Cyrtopodium glutiniferum); Piteirunhas-de-espinho (Dyckia brevifolia) e Helicônia-amarelo-alaranjada (Heliconia hirsuta).
VAGAS: 10 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Natureza animada
Dia 14/7 (domingo), das 14h às 15h | 15h às 16h | 16h às 17h.
Local: jardins em frente ao Museu.
Oficina de animação em stop motion a partir de elementos naturais e sons coletados no Jardim, deixando a imaginação das crianças fluir.
Público-alvo:Crianças de 6 a 9 anos (14h às 15h ) e de 10 a 12 anos (15h às 16h | 16h às 17h).
Vagas: 10 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Flora em jogo
Dias 18 e 19/7 (quinta e sexta-feira), às 10h30 | 11h | 11h30 | 14h | 14h30 | 15h.
Dias 24 e 25/7 (quinta e sexta-feira), sessões 10h30 | 11h | 11h
Local: jardins em frente ao Museu.
Crianças de 6 a 12 poderão participar do jogo de cartas com ilustrações de espécies presentes na exposição do Museu do Jardim Botânico. A brincadeira promove a construção do conhecimento sobre a diversidade de espécies, seus status de conservação, as principais ameaças e importantes medidas para revertermos a crise da biodiversidade.
Vagas: 10 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Flores do meu jardim
Dias 15 e 16/7 (segunda e terça-feira), às 10h30 | 11h | 11h30 | 14h | 14h30 | 15h.
Local: Jardins em frente ao Museu.
Oficina de desenho. Criação livre de desenhos simplificados de flores, conduzindo o olhar das crianças para as principais características de flores presentes no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Vagas: 30 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Abelhas nativas
Dia 21/7 (domingo), às14h | 14h30 | 15h | 15h30
Local: Jardins em frente ao Museu.
Nesta atividade educativa, a partir de contação de história, degustação de mel de jataí e criações artísticas com desenho, convidamos as crianças a conhecerem a abelha jataí (Tetragonisca angustula), ressaltando suas principais características e importância ecológica.
Vagas: 30 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Tintas naturais
Dias 25 e 26/7 (quinta e sexta-feira), às 10h30 | 11h | 11h30 | 14h | 14h30 | 15h.
Local: Jardins em frente ao Museu.
Atividade de arte com pigmentos não convencionais, onde apresentamos cores e texturas através de tintas naturais.
Vagas: 30 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Fotografia de natureza
Dia 28/7 (domingo), das 14h às 15h | 15h às 16h | 16h às 17h.
Local: jardins em frente ao Museu.
Oficina voltada para crianças de 6 a 12 anos, que vão observar e registrar as plantas localizadas no entorno do prédio do Museu, com atenção às suas texturas, formas e cores. Com o auxílio de acessórios como câmeras escuras de papelão, diferentes lentes e filtros manuais, usaremos as câmeras dos celulares de forma criativa.
Vagas: 20 crianças por sessão, por ordem de chegada.
– Plantando histórias: Baobá
Dias 22 e 23/7 (segunda e terça-feira), das 14h às 15h.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento do Museu.
Para construir conhecimento e memória afetiva sobre as plantas e combater a impercepção botânica, a atividade parte de referências presentes na nossa cultura, em forma de literatura, poesia, música, culinária, cinema, obra de arte etc. Nesta edição especial de férias, a espécie escolhida é o baobá (Adansonia digitata) e as crianças são convidadas a participar de um teatro de sombras que tem como título Gbala e a viagem ao templo do Baobá, a partir da fábula adaptada no enredo do G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel “Gbala – Viagem ao Templo da Criação”.
Vagas: 20 pessoas, por ordem de chegada.
– Encontro USK RIO
Dia 28/7 (domingo), das 10h às 13h.
Local: jardins em frente ao Museu.
O encontro da comunidade Urban Sketchers Rio, de pessoas que se reúnem para desenhar ao ar livre, será aberto ao público de todas as idades. É chegar e participar. O encontro começa com uma visita mediada ao Museu, seguida pela atividade de desenho, e se encerra com o compartilhamento dos desenhos produzidos no dia.
Serviço
Férias no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
De 13 a 28 de julho de 2024.
Serviço de Educação Ambiental e Museu do Jardim Botânico – entrada gratuita.
Rua Jardim Botânico, 1008.
Tel.: (21) 3874-1808