Jardim Botânico promove atividade para marcar os 100 anos da visita de Einstein ao Rio

Público poderá ouvir narração de Antônio Pacheco Leão sobre a visita do cientista ao parque

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Jardim Botânico do Rio

O físico de origem alemã Albert Einstein (1879-1955), autor da teoria geral da relatividade e outros trabalhos que revolucionaram a ciência de seu tempo, já era uma celebridade internacional quando veio à América do Sul em 1925. Em sua primeira parada no Rio de Janeiro, em 21 de março daquele ano, ele visitou o Jardim Botânico, sendo recebido pelo então diretor da instituição, Antônio Pacheco Leão. Para comemorar os 100 anos dessa visita histórica, o parque convida o público a fazer uma “viagem no tempo” na Casa Pacheco Leão. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE

Até a próxima terça-feira (25/3), os visitantes poderão ouvir a narração da visita de Einstein ao Jardim pela voz de Pacheco Leão reproduzida por inteligência artificial. O relato foi extraído da entrevista que o diretor deu ao jornal A Noite alguns dias depois e revela o fascínio de Einstein diante da natureza tropical e outras curiosidades. Um fac-símile do jornal estará na recepção da Casa, que reproduz o escritório de Pacheco Leão na época. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de tirar fotos com o totem dos dois cientistas em tamanho natural, uma reprodução da fotografia histórica feita há 100 anos. Reproduções das anotações de Einstein sobre o Jardim Botânico, registradas no momento da visita e em seu diário de viagem, também estarão em exposição.

A Casa Pacheco Leão é um dos prédios mais emblemáticos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nela residiu o médico Antônio Pacheco Leão de 1915 a 1931, período em que dirigiu a instituição. Localizada no corredor cultural do Jardim, a Casa foi reaberta ao público em novembro de 2024, após um restauro que contemplou ajustes arquitetônicos, para garantir a acessibilidade física, manutenção estrutural e a recuperação de elementos decorativos, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Atualmente a Casa abriga também a exposição “Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição”, com curadoria de Alexandre Murucci.

Serviço – 100 anos da visita de Einstein ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro
De 21 a 25 de março, das 10h às 17h.

Casa Pacheco Leão – acesso pela Rua jardim Botânico, 1008.
Ingressos gratuitos no site jbrj.eleventickets.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Jardim Botânico promove atividade para marcar os 100 anos da visita de Einstein ao Rioddr newsletter Jardim Botânico promove atividade para marcar os 100 anos da visita de Einstein ao Rio

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui