O físico de origem alemã Albert Einstein (1879-1955), autor da teoria geral da relatividade e outros trabalhos que revolucionaram a ciência de seu tempo, já era uma celebridade internacional quando veio à América do Sul em 1925. Em sua primeira parada no Rio de Janeiro, em 21 de março daquele ano, ele visitou o Jardim Botânico, sendo recebido pelo então diretor da instituição, Antônio Pacheco Leão. Para comemorar os 100 anos dessa visita histórica, o parque convida o público a fazer uma “viagem no tempo” na Casa Pacheco Leão. A entrada é gratuita.
Até a próxima terça-feira (25/3), os visitantes poderão ouvir a narração da visita de Einstein ao Jardim pela voz de Pacheco Leão reproduzida por inteligência artificial. O relato foi extraído da entrevista que o diretor deu ao jornal A Noite alguns dias depois e revela o fascínio de Einstein diante da natureza tropical e outras curiosidades. Um fac-símile do jornal estará na recepção da Casa, que reproduz o escritório de Pacheco Leão na época. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de tirar fotos com o totem dos dois cientistas em tamanho natural, uma reprodução da fotografia histórica feita há 100 anos. Reproduções das anotações de Einstein sobre o Jardim Botânico, registradas no momento da visita e em seu diário de viagem, também estarão em exposição.
A Casa Pacheco Leão é um dos prédios mais emblemáticos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nela residiu o médico Antônio Pacheco Leão de 1915 a 1931, período em que dirigiu a instituição. Localizada no corredor cultural do Jardim, a Casa foi reaberta ao público em novembro de 2024, após um restauro que contemplou ajustes arquitetônicos, para garantir a acessibilidade física, manutenção estrutural e a recuperação de elementos decorativos, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Atualmente a Casa abriga também a exposição “Rota do Chá – Botânica, Cultura e Tradição”, com curadoria de Alexandre Murucci.
Serviço – 100 anos da visita de Einstein ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro
De 21 a 25 de março, das 10h às 17h.
Casa Pacheco Leão – acesso pela Rua jardim Botânico, 1008.
Ingressos gratuitos no site jbrj.eleventickets.com
O farsante do Einstein nem gostou do Rio.
Além do mais tem registrado comentários racistas.