Jardim Botânico promove atividades para comemorar 200 anos de ciência da flora no Brasil

Com fotos, instrumentos científicos e materiais interativos, a exposição apresentará alguns marcos históricos da pesquisa sobre plantas no país, as expedições científicas e a atuação das mulheres na botânica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jardim Botânico - arquivo - Foto: Rafa Pereira / Diário do Rio

Uma exposição inédita no Museu do Meio Ambiente será a porta de entrada para a 19 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Com fotos, instrumentos científicos e materiais interativos, o Jardim apresentará alguns marcos históricos da pesquisa sobre plantas no Brasil, as expedições científicas, a atuação de mulheres na botânica e a relação entre pesquisa e sustentabilidade, com o novo Programa EcoMuseu.

Além da exposição, de visitação livre e entrada gratuita, o Jardim programou dezenas de atividades para a Semana, que acontece de 17 a 23 de outubro.

Com 214 anos de história, o Jardim Botânico teve, desde a Independência, e continua a ter hoje um papel decisivo no conhecimento e conservação da biodiversidade brasileira. A Semana é uma oportunidade para o público ter contato com o que há de novo e atual nas pesquisas nessa área e, ao mesmo tempo, situar essa produção de conhecimento em um contexto maior, que vem do passado e aponta para o futuro.

Pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado do JBRJ estarão junto aos visitantes para compartilhar suas pesquisas e o que elas revelam. Além de estandes expositivos estão programadas mesa redonda, rodas de conversa e palestras abordando temas relevantes para a ciência das plantas e para o conhecimento e preservação da flora no Brasil, como o papel do Jardim para o alcance de metas globais pactuadas pelo país.

Advertisement

Muitas oficinas farão parte da programação, com destaque para a de fotografia botânica e a de exsicatas – amostras desidratadas de plantas – que será oferecida pela equipe do Herbário JBRJ e apresenta a forma de registro mais importante para o conhecimento da flora. Visitas guiadas, ecojardinagem e muitas outras formas de conhecer as plantas e a história da ciência botânica no Brasil poderão ser exploradas por visitantes de todas as idades.

A Shell, como a Patrocinadora Master do JBRJ, está apoiando as ações da Semana e soma na programação com conteúdos relacionados a seus projetos de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Serviço:

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no JBRJ: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Data: 17 a 23/10, das 9h às 17h.

Local: Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.

Programação completa: https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/atividades-da-19a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-no-jbrj/programacao-da-19o-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-no-jbrj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jardim Botânico promove atividades para comemorar 200 anos de ciência da flora no Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Jardim Botânico promove atividades para comemorar 200 anos de ciência da flora no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui