Jardim Botânico promove atividades para comemorar 200 anos de ciência da flora no Brasil

Com fotos, instrumentos científicos e materiais interativos, a exposição apresentará alguns marcos históricos da pesquisa sobre plantas no país, as expedições científicas e a atuação das mulheres na botânica

Jardim Botânico - arquivo - Foto: Rafa Pereira / Diário do Rio

Uma exposição inédita no Museu do Meio Ambiente será a porta de entrada para a 19 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Com fotos, instrumentos científicos e materiais interativos, o Jardim apresentará alguns marcos históricos da pesquisa sobre plantas no Brasil, as expedições científicas, a atuação de mulheres na botânica e a relação entre pesquisa e sustentabilidade, com o novo Programa EcoMuseu.

Além da exposição, de visitação livre e entrada gratuita, o Jardim programou dezenas de atividades para a Semana, que acontece de 17 a 23 de outubro.

Com 214 anos de história, o Jardim Botânico teve, desde a Independência, e continua a ter hoje um papel decisivo no conhecimento e conservação da biodiversidade brasileira. A Semana é uma oportunidade para o público ter contato com o que há de novo e atual nas pesquisas nessa área e, ao mesmo tempo, situar essa produção de conhecimento em um contexto maior, que vem do passado e aponta para o futuro.

Pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado do JBRJ estarão junto aos visitantes para compartilhar suas pesquisas e o que elas revelam. Além de estandes expositivos estão programadas mesa redonda, rodas de conversa e palestras abordando temas relevantes para a ciência das plantas e para o conhecimento e preservação da flora no Brasil, como o papel do Jardim para o alcance de metas globais pactuadas pelo país.

Muitas oficinas farão parte da programação, com destaque para a de fotografia botânica e a de exsicatas – amostras desidratadas de plantas – que será oferecida pela equipe do Herbário JBRJ e apresenta a forma de registro mais importante para o conhecimento da flora. Visitas guiadas, ecojardinagem e muitas outras formas de conhecer as plantas e a história da ciência botânica no Brasil poderão ser exploradas por visitantes de todas as idades.

A Shell, como a Patrocinadora Master do JBRJ, está apoiando as ações da Semana e soma na programação com conteúdos relacionados a seus projetos de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Serviço:

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no JBRJ: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Data: 17 a 23/10, das 9h às 17h.

Local: Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.

Programação completa: https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/atividades-da-19a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-no-jbrj/programacao-da-19o-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-no-jbrj

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui