Jardim Botânico promove atividades sensoriais no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O jardim sensorial proporciona aos visitantes experiências que estimulam os cinco sentidos, tendo como objetivo sensibilizar o público em relação à questão da inclusão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Felipe Rebouças

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na quinta-feira (21/09), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por meio do seu Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), estará promovendo atividades sensoriais em seu jardim temático adaptado e inclusivo. Esta data, estabelecida pela Lei nº 11.133/2005, assume grande importância ao conscientizar sobre a necessidade de desenvolver meios para a inclusão efetiva das pessoas com deficiência na sociedade.

Por lá há um jardim sensorial que proporciona aos visitantes experiências que estimulam os cinco sentidos fundamentais (audição, tato, paladar, olfato e visão), tendo como objetivo sensibilizar o público em relação à questão da inclusão. Estas atividades são conduzidas por monitores do CRS, incluindo alguns que possuem deficiência visual. Uma das principais atividades consiste em uma visita guiada com os olhos vendados.

Nesse ambiente, os participantes são convidados a se aproximar das plantas de forma mais íntima. O espaço abriga uma variedade de plantas com diferentes texturas, formas, tamanhos, aromas e cores, especialmente selecionadas para estimular os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Os visitantes podem tocar em bromélias, suculentas, pés de manjericão, alecrim, sálvia, menta e muitas outras espécies.

E devido à reforma da área, as atividades serão realizadas no jardim sensorial itinerante, no corredor cultural do Jardim Botânico. Os alunos do curso de Ecoturismo e Jardinagem do CRS conduzirão as dinâmicas sensoriais.

Advertisement

O jardim didático é uma ferramenta pedagógica, que visa levar um pouco da nossa estrutura física para além de seus muros. Esse recorte de nossa coleção vai oferecer uma interação com foco nos cinco sentidos em dinâmicas sensoriais. É uma data muito importante, pois marca a construção de mobilizações para inclusão social de pessoas com deficiência, conscientização da luta anticapacitista e celebração desses movimentos” afirma Deborah Tavares, coordenadora do CRS/JBRJ.

É importante destacar que a participação nas atividades é gratuita e não é necessário adquirir ingresso para acessar o arboreto.

Serviço – Atividades no Jardim Sensorial Itinerante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

  • Data: quinta-feira (21/9)
  • Horário: 9h às 16h
  • Local: Corredor Cultural, acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jardim Botânico promove atividades sensoriais no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Jardim Botânico promove atividades sensoriais no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui