Jardim Sulacap ganha documentário que conta a história do bairro

Produção que está disponível no Youtube mostra as origens históricas da região e como ela se desenvolveu até os dias de hoje

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bairro de Jardim Sulacap (Foto: Reprodução Internet)

Conhecido por muitos como apenas Sulacap, o simpático e aprazível bairro de Jardim Sulacap acaba de ganhar um documentário que conta a história da região. A película está disponível na plataforma Now, da Claro TV, e no Youtube (veja abaixo). O trabalho é idealizado pelo jornalista Alexandre Madruga e a psicóloga Janaína Ribeiro, moradores de décadas do bucólico local da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles se uniram para contar a história do lugar que cresceram e vivem até hoje. A produção teve até a premiére na Cinesystem do Parque Shopping Sulacap.

Conforme a descrição da produção no Youtube, todo material é baseado em depoimentos de moradores, personalidades e historiadores do bairro. A história começa a ser contada nos anos 1800, quando a inglesa Maria Grahan (preceptora de uma princesa) e Magalhães Corrêa (conservacionista e autor do livro O sertão Carioca), passaram nas imediações, quando ainda era apenas uma fazenda.

Em seguida, nos anos 1900, um passeio pela inauguração da Invernada dos Afonsos (atual Academia da Polícia Militar – CFAP) e Escola da Aviação (atualmente a Base Aérea do Campo dos Afonsos), contando os “causos” e o crescimento das unidades militares na região. Próximo a década de 1950, conta-se sobre a preparação para a construção do bairro Jardim Sulacap pela Sul América, num ambicioso projeto que deu nome ao documentário, além dos desafios dos moradores da época, com relatos cheios de emoção e alegria.

Após toda história, o documentário termina mostrando como o bairro cresceu e evoluiu, mesmo conseguindo manter o ar bucólico e rural de décadas atrás, aliado às novidades conquistadas pelo bairro nos últimos anos. Um retrato afetivo contado pelos moradores, personalidades que vivem e se sustentam de uma verdadeira “cidade do interior”, onde todos se conhecem e mantém a vida simples e pacata, incrustada na divisa das zonas norte e oeste, rodeada de montanhas, com muita fauna e flora. O interior e a cidade. O bucólico e o frenesi. O verde com uma via expressa. O documentário mostra que o bairro do Jardim Sulacap é uma verdadeira cidade do interior, com uma história rica e emocionante.

Advertisement

Confira a íntegra do documentário:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jardim Sulacap ganha documentário que conta a história do bairro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Jardim Sulacap ganha documentário que conta a história do bairro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui