Jiboia de quase dois metros é resgatada em Piratininga

Cobra mata as suas presas por asfixia e se alimenta de pequenos roedores, além de animais, como cães e gatos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jiboia resgatada em Piratininga / Divulgação

Os moradores da Rua Dr. Alcy Cruz, em Piratininga, levaram um grande susto nesta quarta-feira (3). Uma jiboia de cerca de dois metros de cumprimento foi encontrada enroscada em uma árvore próxima a uma rede elétrica. A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói foi acionada para resgatar o réptil, que foi solto no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

Apesar de não serem venenosas e se alimentarem basicamente de mamíferos roedores e pequenos animais como gatos e cachorros, as jiboias, assim como outros animais silvestres, devem ser capturados por uma equipe especializada, conforme recomendação do coordenador da Guarda Ambiental, Renato Macedo.

“A população não deve em hipótese alguma tentar capturar nenhum animal silvestre, para seu próprio bem e do animal. Temos pessoal treinado para isso. Lembrando que cada espécie tem o seu papel na natureza”, alerta Renato Macedo.

A CMA da Guarda Municipal de Niterói possui um procedimento para cada espécie de animal silvestre no ato da sua captura. Entre eles, a avaliação das condições físicas do animal que, se estiver ferido, é encaminhado para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), localizado em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro; o Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, também na capital fluminense; ou para o Instituto Vital Brazil, em Icaraí, quando se tratar de cobra venenosa.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

O resgate de animais silvestres da Prefeitura de Niterói pode ser acionado pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Em 2023, os agentes niteroienses capturaram mais de 245 cobras. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jiboia de quase dois metros é resgatada em Piratininga

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui