Jiboia e filhote de jacaré são resgatados em Saquarema

Uma jiboia, com 2,40m e 13kg, foi resgatada e levada para uma reserva ambiental. Já o filhote de jacaré-de-papo-amarelo foi reinserido na natureza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No último domingo (02/04), a Guarda Ambiental de Saquarema foi acionada pelos prestadores de serviço da Prefeitura para o resgate de uma serpente. O abrigo escolhido pelo animal era no alto de uma árvore e, ao chegarem, os agentes avaliaram que a intervenção seria necessária, pois o local fica ao lado do muro de uma escola. Para que não houvesse futuros transtornos para os alunos, a serpente, uma jiboia (Boidae), com 2,40m e 13kg, foi resgatada e levada para local seguro dentro de uma reserva ambiental.

Ainda no domingo, os agentes foram acionados por um munícipe do bairro de Jaconé, para fazer o resgate de um filhote de jacaré que foi identificado como sendo da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Ele havia entrado no quintal de uma residência. O resgate foi feito considerando as normas de manejo para esse tipo animal, que foi recolhido com cuidado e segurança e, posteriormente, reinserido na natureza, num local isolado e dentro do seu nicho ecológico para que se desenvolva com segurança.

Imagem 4 Jiboia e filhote de jacaré são resgatados em Saquarema
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Ambiental de Saquarema reforça a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde.

Ao avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jiboia e filhote de jacaré são resgatados em Saquarema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui