Jiboia é resgatada em quintal de casa em Niterói

Captura acontece no último sábado (09) no bairro Engenho do Mato, na Região Oceânica da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jiboia resgatada em Niterói - Foto: Divulgação

No último sábado (09/03), uma jiboia foi resgatada no quintal de uma casa no Vale Feliz, no bairro Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói.

A cobra, capturada pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal niteroiense, foi reintegrada à natureza, no Caminho de Darwin, próximo de onde foi encontrada.

O serviço de resgate de animais silvestres da Prefeitura de Niterói é realizado por profissionais treinados e pode ser acionado pelo telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Em 2023, os agentes capturaram mais de 245 cobras.

Vale ressaltar que jiboias são serpentes não venenosas que se alimentam basicamente de mamíferos roedores. Elas também podem comer pequenos animais de estimação, como cães e gatos, e matam suas presas por asfixia.

Advertisement

A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói realiza um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, captura o animal silvestre que, em seguida, tem as condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, o animal é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.

Já os que são resgatados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, na Região Metropolitana fluminense; ou o Instituto Vital Brazil, em caso de cobra venenosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jiboia é resgatada em quintal de casa em Niterói
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui