João Fonseca estreia no Rio Open embalado pelo primeiro título ATP

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
João Fonseca (Divulgação/Fotojump)

O fenômeno João Fonseca faz sua estreia nesta terça-feira (18) no Rio Open 2025, logo após conquistar o primeiro título ATP da carreira e alcançar o posto de número 1 do Brasil, entrando no top 70 do ranking mundial. O carioca enfrenta o francês Alexandre Muller no último jogo da noite, na Quadra Guga Kuerten, diante da torcida local.

PUBLICIDADE

Antes do confronto, Alexander Zverev, atual número 2 do mundo, abre a rodada noturna contra o chinês Bu Yunchaokete, às 19h.

Fonseca celebra momento e mira nova grande campanha

Em entrevista coletiva no Jockey Club Brasileiro, sede do torneio, Fonseca falou sobre o impacto do título recente e a motivação para brilhar diante do público carioca. “Essa semana eu realmente percebi o quanto tudo mudou. Me sinto muito feliz e orgulhoso de mim mesmo, mas sempre querendo mais. Ver crianças torcendo por mim, me tendo como inspiração, me dá força para continuar trabalhando e perseguindo o meu sonho de ser número 1 do mundo”, disse o tenista.

Apesar da expectativa elevada, o jovem brasileiro afirmou que está focado no presente e pronto para encarar o desafio no ATP 500 do Rio. “Muita coisa mudou em um ano. Eu saí da posição 700 do ranking para o top 70. É um salto importante e exige maturidade. Meu primeiro título já é passado, agora o foco é no presente e no que pode acontecer aqui no Rio Open”, completou.

Fonseca também garantiu que está em boas condições físicas para encarar mais uma semana intensa de competição. “Foi uma semana cansativa, mas estou ótimo fisicamente e bem preparado. Sei que será uma semana exigente, mas muito especial”, concluiu.

Encontro com Rebeca Andrade marca primeiro treino no Rio Open

Joao Fonseca e Rebeca Andrade no Rio Open João Fonseca estreia no Rio Open embalado pelo primeiro título ATP
João Fonseca e Rebeca Andrade (Divulgação/Fotojump)

Após seu primeiro treino no torneio, Fonseca teve um encontro especial com a ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil. A atleta foi a estrela da cerimônia de abertura do evento, levando à Quadra Guga Kuerten o troféu que será entregue ao campeão no domingo.

Rebeca falou sobre sua admiração pelo tênis e destacou o impacto positivo do jovem brasileiro no esporte. “Ter referências para as próximas gerações é fundamental. Daiane dos Santos foi essencial para mim, e hoje eu posso ser essa referência para outras pessoas. O que o João está fazendo é incrível, e eu me sinto muito representada por ele também”, declarou.

A cerimônia de abertura também contou com a execução do Hino Nacional por músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) Jovem.

Zverev busca primeiro título no Rio Open

Zverev no Rio Open João Fonseca estreia no Rio Open embalado pelo primeiro título ATP

Além de João Fonseca, outro grande nome do circuito mundial entra em quadra nesta terça-feira: Alexander Zverev. O alemão, atual número 2 do ranking, estreia contra o chinês Bu Yunchaokete na Quadra Guga Kuerten, a partir das 19h. “Estou ansioso para jogar aqui pela primeira vez. Espero atuar melhor do que na semana passada em Buenos Aires e competir pelo título”, afirmou Zverev.

A programação da Quadra Guga Kuerten também inclui o confronto do atual campeão do Rio Open, Sebastian Baez, que enfrenta o indiano Sumit Nagal, às 16h30.

Programação completa – Terça-feira (18/02)

Quadra Guga Kuerten – a partir de 16h30

[5] Sebastian Baez (ARG) vs Sumit Nagal (IND)
Não antes de 19h[1] Alexander Zverev (GER) vs Bu Yunchaokete (CHN)
[SE] João Fonseca (BRA) vs Alexandre Muller (FRA)

Quadra 1 – a partir de 16h30

Corentin Moutet (FRA) vs [8] Tomas Martin Etcheverry (ARG)
[4] Francisco Cerundolo (ARG) vs Hugo Gaston (FRA)
[WC] Orlando Luz (BRA) / Felipe Meligeni Alves (BRA) vs [2] Ariel Behar (URU) / Robert Galloway (USA)
Nicolas Barrientos (COL) / Gregoire Jacq (FRA) vs [WC] Marcelo Demoliner (BRA) / Fernando Romboli (BRA)

Quadra 2 – a partir de 16h30

Dusan Lajovic (SRB) vs Damir Dzumhur (BIH)
Mariano Navone (ARG) vs Roberto Carballes Baena (ESP)
[7] Pedro Martinez (ESP) vs [LL] Camilo Ugo Carabelli (ARG)

Quadra 4 – a partir de 16h30

Luciano Darderi (ITA) vs [Q] Hugo Dellien (BOL)
[Q] Tomas Barrios Vera (CHI) vs [LL] Jaime Faria (POR)
Alexander Erler (AUT) / Constantin Frantzen (GER) vs [Q] Francisco Cabral (POR) / Jean-Julien Rojer (NED)
Após descanso – Luciano Darderi (ITA) / Mariano Navone (ARG) vs Francisco Cerundolo (ARG) / Tomas Martin Etcheverry (ARG)

O Rio Open 2025 segue até domingo (23), com grandes nomes do circuito disputando o título do maior torneio de tênis da América do Sul.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp João Fonseca estreia no Rio Open embalado pelo primeiro título ATPddr newsletter João Fonseca estreia no Rio Open embalado pelo primeiro título ATP

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui