Na manhã deste domingo (22/12), um lobo-marinho apareceu na Praia de São Francisco, em Niterói, região Metropolitana do Rio de Janeiro. O animal atraiu a atenção das pessoas presentes no local, que pararam para observá-lo e fotografá-lo. Vale ressaltar que ainda não há informações se é o mesmo lobo-marinho que foi visto na Praia de Ipanema, Zona Sul carioca, nos últimos dias.
Na Rio, o mamífero foi apelidado carinhosamente de Joca pelos frequentadores de Ipanema. Ele mergulhou no mar na última sexta-feira (20) e não foi mais visto, gerando, assim, especulações sobre a possibilidade de ser o mesmo lobo-marinho que agora está em Niterói.
Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o biólogo Salvatore Siciliano afirmou que a chance do lobo-marinho em Niterói ser Joca é grande. ”Tudo leva a crer, né? Ele saiu de Ipanema e foi para Niterói, bem razoável. Ele não nadou muito. Tivemos um em setembro em Rio das Ostras. Era uma fêmea jovem, e esse é um macho adulto. São registros inéditos mostrando as mudanças em circulação oceânica e o regime de corrente. Algo muito inusitado e bem interessante”, destacou.
Via redes sociais, a Prefeitura niteroiense brincou com a presença do animal em São Francisco: ”Um lobo-marinho decidiu ficar em Niterói. Com essas praias incríveis, o mar tranquilo e o pôr do sol mais bonito, quem não escolheria?”.