O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou presença na cúpula do G20 que será realizada no Brasil em novembro, segundo informou a Casa Branca nesta quinta-feira (07/11). A Cúpula dos Líderes está marcada para os dias 18 e 19, no Rio de Janeiro.
Biden, que deixa a Presidência norte-americana em janeiro para a volta do republicano Donald Trump, também viajará para a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, também em novembro.
“Ele planeja comparecer a ambas as cúpulas”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
A reunião da Cúpula do G20, que engloba as maiores economias do mundo, provocará mudanças no calendário da capital fluminense. Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal estipulou um “feriado prolongado” de uma semana.
A cidade do Rio de Janeiro terá feriado municipal devido à realização da Cúpula G20. A Lei 8.314/24 oficializou os dias 18 e 19 deste mês, em feriados, e criou um “superferiado” que vai da Proclamação da República, no dia 15 (quinta-feira), e se estende até o Dia da Consciência Negra, no dia 20 (quarta-feira).
A lei, no entanto, não garante os oito dias de descanso para todos, contando com algumas exceções. Além de ser restrito ao município do Rio, estabelecimentos do setor de serviços, por exemplo, devem trabalhar normalmente nesses dias.