Jogadora de futebol da Penha representa o Rio em evento da ONU em Nova York

Gabriela Silva, de 23 anos, participará de fórum de juventude promovido pela ONU desta terça (25/04) até quinta (27/04)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gabriela da Silva - Foto: Tadeu Goulart/JUVRio

Nascida e criada na região da Chatuba, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, Gabriela da Silva, de 23 anos, tem uma missão importante nesta semana. Ela embarca nesta segunda-feira (24/04) para Nova York, nos Estados Unidos, para representar os jovens das comunidades cariocas no Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece de terça (25/04) a quinta (27/04) em solo norte-americano. O evento, tido como um grande espaço de debates sobre políticas públicas para a juventude, reunirá delegações de vários países.

Gabriela é atleta e bolsista do programa ”Pacto pela Juventude”, uma parceria da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) com a Unesco. Durante sete meses, ela recebeu auxílio de R$ 500 para estudar problemas comunidade onde vive e elaborar soluções.

O território poderá ganhar um ambiente único com a prática de diversas modalidades e o acompanhamento de profissionais habilitados.

Jogadora de futebol desde os sete anos de idade, ela já treinou em importantes palcos do futebol, como no Estádio São Januário, pertencente ao Vasco, e no gramado da Vila Olímpica do Complexo do Alemão.

Advertisement

”O futebol é a minha vida. Cresci em uma quadra, em um campo. Com o programa, pude me deslocar para os treinos de futebol e conciliar essas duas atividades. Estou feliz e ansiosa para a viagem e tudo que está por vir. Espero que todos daqui onde moro tenham a oportunidade de crescer. Temos muitos talentos na favela”, disse a jovem, que sonha em cursar faculdade de Educação Física.

Representando o núcleo do Complexo da Penha do PPJ, Gabriela e seus colegas já realizaram uma oficina em uma escola estadual em relação à desigualdade no esporte. Na ocasião, cerca de 300 alunos assistiram à palestra. De olho nessa realidade, eles querem promover uma mudança, com a oferta de um espaço de prática esportiva na região, ocupando e orientando jovens talentos.

O Pacto pela Juventude está formando líderes locais de 15 a 29 anos em 60 territórios cariocas. Com bolsa de R$ 500 para custear a permanência no projeto, eles são orientados e incentivados a multiplicar conhecimentos e soluções para problemas históricos da sua própria vizinhança.

Desde julho de 2022, quando foi lançado, o PPJ já realizou mais de 150 ações de multiplicação, resultando em mais de 10 mil jovens que se tornaram multiplicadores em toda a cidade, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 da ONU para a juventude e seus pontos de contato, como família, vizinhos e amigos. A formação tem foco nas temáticas Cultura, Esporte, Sustentabilidade e Tecnologia. Nos próximos meses, novos bolsistas poderão se candidatar às vagas.

Para o secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, a ida aos EUA será um momento importante para o projeto, de levar para o debate internacional as boas práticas em políticas de juventude do município do Rio.

”A Seeduc já se tornou referência global em política de juventude com o Pacto pela Juventude e o Rio está retomando seu protagonismo enquanto referência internacional. De forma inédita, a cidade sediou a Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e 2022, recebendo secretários e gestores de Juventude de todas as capitais brasileiras; criamos o Fórum de Gestores da capital em 2021; e também fomos a Madrid, Porto, Cascais e Nova York À procura dessa articulação internacional. Hoje, podemos dizer que o Rio é a Capital Mundial da Juventude e que isso tem ficado muito nítido a partir dessas relações que estão cada vez mais fortalecidas”, destacou o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jogadora de futebol da Penha representa o Rio em evento da ONU em Nova York
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui