Eventos e jogos de futebol feminino poderão ser realizados, preferencialmente, no estádio do Maracanã. A iniciativa resulta da aprovação, em primeira discussão, do Projeto de Lei 5.778/22, da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), nesta quinta-feira (30/06), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A medida ainda precisa ser aprovada em segunda discussão pelo plenário da Casa.
Para atender à demanda de visibilidade do futebol feminino no Estado do Rio, as datas de realização das partidas devem atender às especificações relacionadas aos jogos femininos, segundo determina o texto.
O Projeto de Lei 5.778/22 modifica a Lei 5.861/11, que determinava que as partidas de futebol feminino fossem realizadas antes das semifinais e finais do Campeonato Carioca de Futebol Masculino.
“A norma em vigor nunca foi obedecida, em parte porque a realização do evento é de responsabilidade de ente privado e, em parte, porque não havia política pública específica para fomentar o esporte entre as mulheres. A presente alteração busca sanar o entrave causado pela imposição de regra à ente privado, além de emancipar o futebol feminino da condição de mero apêndice do torneio masculino”, afirmou a Enfermeira Rejane.
Meu Deus, precisa de LEI pra definir campeonato de futebol?!
Pra ISSO que serve a ALERJ?! Melhor fechar e economizar esta grana, hein? Daria pra reduzir mais a gasolina, muito melhor dar um passeio que ter os belíssimos préstimos do pessoal da ALERJ.
Só podia ser projeto desses partidos imbecis. Por que não bota para jogar no quintal da casa dela???