Jogos eletrônicos entram na grade extracurricular das escolas públicas municipais do Rio

Lei do Vereador Vitor Hugo inclui e-sports na Educação Física e visa promover oportunidades de formação e carreira no setor tecnológico.

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Foto de Francesco Ungaro

Estudantes da rede municipal do Rio de Janeiro terão aulas sobre jogos eletrônicos. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (15/10), a Câmara do Rio de Janeiro rejeitou o veto total do Poder Executivo ao projeto de lei 2232/2023, que inclui os jogos eletrônicos na grade extracurricular das escolas municipais. O projeto, de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), segue agora para promulgação pela presidência do legislativo.

A proposta determina que o conteúdo sobre jogos eletrônicos será abordado dentro da disciplina de Educação Física. Para implementar a mudança, a prefeitura deverá organizar palestras e ciclos formativos destinados aos professores. Segundo o autor, a Base Nacional Comum Curricular já indica que os jogos eletrônicos são conteúdos a serem explorados nesta área do conhecimento, especialmente para os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

“A inclusão dos jogos eletrônicos na grade extracurricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes da Educação Básica do Rio de Janeiro momentos de desenvolvimento através da prática dos ‘e-sports’. Além disso, o setor dos games e e-sports deve ser considerado não só como parte da formação dos jovens, mas também como um caminho para inserção em diversas áreas de trabalho relacionadas a esse universo tecnológico”, destacou Vitor Hugo.

O projeto de lei também prevê que o Poder Executivo será responsável por regulamentar a nova lei e poderá firmar convênios com entidades públicas e privadas para viabilizar sua execução.

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