Jogos Inclusivos Carioca reúnem mais de dois mil alunos no Parque Olímpico

Olímpiadas Especiais Brasil e Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro promovem dia de inclusão por meio do esporte para alunos de escola pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Os Jogos Inclusivos Carioca serão realizados nas quadras do Velódromo, dentro do Parque Olímpico, nesta quinta-feira (20/10). O evento reunirá alunos de 70 escolas municipais aprendendo sobre inclusão por meio do esporte com a metodologia da OEB. Evento é resultado da parceria entre Olimpíadas Especiais Brasil – organização internacional com 35 anos no Brasil, promovendo o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte – e Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Divididas em dois turnos (manhã e tarde), os mais de dois mil alunos praticarão atividades ligadas à futsal, basquete 3×3, atletismo, bocha e aos programas das Olimpíadas Especiais Brasil, como Atletas Jovens, que promovem a iniciação de crianças com deficiência intelectual no esporte e MATP (Programa de Atividade Motora Adaptada), desenvolvido para adaptar as atividades à pessoas com deficiência intelectual severa.

O evento no Parque Olímpico será a terceira fase dos Jogos Inclusivos Carioca, antes disso, os profissionais das escolas da rede municipal de ensino, sobretudo, os profissionais de educação física passaram por uma formação com nove cursos, desenvolvidos pela SMERJ e OEB. Após passarem pela carga mínima dos cursos, 107 escolas avançaram para o segundo momento, no qual deveriam proporcionar atividades físicas aos alunos tendo como norte a metodologia das Olímpiadas Especiais Brasil, que inclusive distribuiu medalhas para serem distribuídas aos alunos.         

Desde 2019, as Olímpiadas Especiais Brasil, com apoio da Fundação Stravos Niarchos, desenvolvem o programa Escolas Unificadas, voltado para tornar o ambiente escolar um local acolhedor e inclusivo para crianças e jovens com e sem deficiência intelectual. O projeto desenvolve-se com a capacitação dos professores de educação física e demais membros da escola sobre como lidar com pessoas com deficiência e a metodologia do Esporte Unificado.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jogos Inclusivos Carioca reúnem mais de dois mil alunos no Parque Olímpico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui