ArionNeste sábado começa no Rio de Janeiro a 5a edição dos Jogos Mundiais Militares, realizada a cada 4 anos. A maioria das competições será realizada nos mesmos locais do Pan do Rio, e sem dúvida serve como um preparatório para as Olimpíadas de 2016.

São mais de 6.000 atletas participando de mais de 100 países, para comparação o Pan foram 5.600 atletas. Isso torna os Jogos Mundiais Militares o 4o maior evento esportivo do mundo, para os Jogos Olímpicos de Verão, os Paraolímpicos e a Universíada de Verão (feita por universitários).

O legal dos Jogos Militares são os esportes, além dos tradicionais Atletismo, futebol e vôlei tem alguns que nunca deveremos ver nas Olimpíadas. Como o pentatlo militar (Tiro, natação utilitária com obstáculos, corta-mato ou corrida através do campo (cross), lançamento de granadas e por uma corrida numa pista de obstáculos), o pentatlo naval (Pista de Obstáculos, Natação de Salvamento, Natação Utilitária, Habilidades Navais e Cross Country Anfíbio), pentatlo aeronáutico (Tiro, Esgrima, Natação com obstáculos, Basquetebol, Evasão e como prova complementar ao pentatlo aeronáutico realiza-se um rali aéreo com a finalidade de testar as capacidades de pilotagem no planeamento duma missão, na navegação de baixa altitude e no tempo cronometrado e correto para atingir diversos chekpoints). Tem também prova de paraquedismo, além de orientação que tem como objetivo fazer o atleta percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno descritos num mapa distribuído a cada concorrente, eles usam uma bússola.

Quem quiser saber mais sobre o evento, é só ir no site oficial.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui