Alvaro Tallarico e as boas do Rio: Jongo do Vale do Café em Madureira, Pato Fu no Circo, e mais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Dicas Culturas no cinema, teatro e música com Alvaro Tallarico. Tem Jongo e muito mais,
"Nosso Sonho" conta a história da dupla de funk melody (divulgação)

Salve nosso Rio de Janeiro, terra da beleza e da cultura. Para começar as dicas do fim de semena tem uma apresentação gratuita, para todos os públicos, no tradicional Viaduto de Madureira. Nada menos do que cinco centenários quilombos descerão pela Serra Fluminense para realizar um evento especial. O show contará com a participação de mais de 100 artistas quilombolas e será no dia 23 de setembro, sábado, às 16h. A saber, a escolha é muito simbólica, pois há quase 200 anos, muitas famílias de pessoas escravizadas chegaram do Vale para fundar esse famoso bairro onde passei minha infância. Quando vieram eles trouxeram o jongo das fazendas de café para o Morro da Serrinha. No evento, ainda vai ter homenagem ao Mestre Darcy do Jongo da Serrinha e à venerável mãe de santo e jongueira mais antiga da Serrinha, Tia Ira Rezadeira.

Já o querido Circo Voador, na Lapa, recebe o Pato Fu também no sábado (23/09). No repertório, a banda mineira promete uma viagem por vários sucessos autorais como “Canção Pra Você Viver Mais”, “Sobre o Tempo”, “Perdendo Dentes”. Ainda por cima, “Antes Que Seja Tarde”, “Simplicidade”, “Depois” e “Made in Japan”. Além disso, claro, tem as famosas versões de “Ando Meio Desligado” (Os Mutantes), “Eu Sei” (Legião Urbana) e “Eu” (Graforréia Xilarmônica). Na minha adolescência, sempre via os ótimos clipes dessa banda na MTV. A abertura do show será do coletivo Graveola, e, nos intervalos tem o DJ Marcelinho da Lua, mantendo a galera flutuando no espaço.

Além do Jongo, tem Cinema e Teatro bebendo das fontes musicais

Por outro lado, no cinema, duas dicas musicais: “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”. O longa estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros em 21 de setembro, com distribuição da O2 Play, e mostra os bastidores (cheio de dramas e tensões) que cercaram as gravações do álbum que virou obra-prima. E também tem o divertido “Nosso Sonho”, que conta a história de Claudinho e Buchecha, fenômenos do funk melody. Até hoje faço os passinhos que eles popularizaram nas festas quem que vou. E tiro é onda. Na obra, Lucas Penteado e Juan Paiva atuam muito bem. Em especial, Lucas consegue fazer o público rir com facilidade com seu grande talento cômico.

E, afinal, no teatro, no palco da Sala Multiuso do Sesc Copacabana, de quinta a domingo às 19h, tem o espetáculo musical “Ninas”, estrelado por Cyda Moreno, Anna Paula Black, Fábio D’Lélis, Roberta Ribeiro, Tati Christine, Kathlen Lima no piano e Regina Café na percussão. As atrizes compartilham a experiência de dar vida à renomada pianista, cantora, compositora e arranjadora internacionalmente conhecida como Nina Simone, Eunice Kathleen Waymon. Em cartaz até dia 8 de outubro.

No domingo (24), de 10h até 12h, mães atípicas que se conheceram através da Eventinhos Cariocas, rede social criada por Fabiana Marins que divulga eventos culturais na cidade para crianças, estarão no MAM – Museu de Arte Moderna (Avenida Infante Dom Henrique, 85 Parque do Flamengo – Glória) sendo recebidas por Paty Lopes e o projeto Visitas Acessíveis. Vai ter visitação com audiodescritor e intérprete de libras, contação de história e piquenique no final. Posteriormente, no dia 14 de outubro, das 10h até as 17h, o museu realizará um grande evento para deficientes, onde questões de acessibilidade serão abordadas. Pela manhã acontecerão atividades infantis e no horário vespertino, palestras e apresentações de dança.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico e as boas do Rio: Jongo do Vale do Café em Madureira, Pato Fu no Circo, e mais
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico e as boas do Rio: Jongo do Vale do Café em Madureira, Pato Fu no Circo, e mais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui