Jornal do Brasil Uma era pode estar chegando ao fim. De acordo com o colunista Guilherme Barros do IG o Jornal do Brasil pode estar deixando de lado a versão impressa e ficando apenas na Internet, caminho tomado por alguns outros jornais em crise pelo mundo. Assim o JB deixa de ser concorrente do O Globo e passar a ser do Diário do Rio! 🙂

 

A decisão depende de uma pesquisa que está sendo feita pelo JB com seus leitores e a decisão deve sair apenas em agosto. A motivação é o desinteresse que Nelson Tanure, principal acionista do jornal, tem mostrado com mídia, o que o está levando a vender o jornal ou deixa-lo apenas na web.

O atual presidente do JB, Pedro Grossi, que assumiu a 4 meses, diz que se afasta da função se isso realmente acontecer e que desde que começou o trabalho o jornal passou a dar lucro, não se justificando o abandono da versão impressa. Ele também está procurando uma saída jurídica para poder continuar com a versão impressa e deixando Tanure com a digital.

 

É um pouco triste ver aquele que já foi um dos maiores jornais do país poder terminar assim. Por mais que ache a Internet uma ferramenta incrível, um jornal deixar a versão impressa por ela é um passo para trás que não se justifica sem uma crise que é pelo o que o JB tem passado há anos..

 

O Rio de Janeiro também vai sofrer o bastante, O Globo vai assumir sua posição de monopólio sobre a informação na cidade. Apenas uma opinião é sempre um problema. O jeito é torcer para que O Dia, comprado pelo grupo Ongoing, passe por boas mudanças e ocupe o espaço que um dia foi do Jornal do Brasil.

 

Update: O diretor de Assuntos Institucionais, Reinaldo Paes Barreto, diz que esta possibilidade (de ir para a web) foi afastada completamente… mas acho que não foi tanta assim.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui