Jornalista Ancelmo Gois dará nome à biblioteca comunitária em Cordovil

Espaço, comandado pelo projeto Favelivro, será inaugurado neste sábado (20/04), às 10h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ancelmo Gois - Foto: Reprodução

Neste sábado (20/04), às 10h, o projeto Favelivro inaugura mais uma biblioteca comunitária no Rio de Janeiro, dessa vez em Cordovil, Zona Norte da cidade, próximo às comunidades Cidade Alta e Kelson. A personalidade escolhida para ser homenageada dando nome ao espaço é o jornalista Ancelmo Gois, do site ”O Globo”.

O acervo inicial da biblioteca conta com cerca de 1.500 livros, incluindo alguns do próprio Ancelmo e de seus amigos.

Para Demezio Batista, um dos fundadores do projeto, a esperança é de que os frequentadores da biblioteca se espelhem em Gois. ”Quem sabe o espaço contribua para nascerem jornalistas tão brilhantes quanto ele”, diz.

O Favelivro tem como objetivo incentivar a educação e a cultura através da leitura, criando bibliotecas e atividades literárias em comunidades e escolas públicas do Rio.

Advertisement

As bibliotecas comunitárias são criadas a partir de um pedido dos moradores e, após montadas, sua gerência fica a cargo da própria pessoa ou grupo solicitante.

O Favelivro fica responsável por montar fisicamente a biblioteca, estantes e estrutura básica, fornecer o acervo inicial por meio de doações, realizar a conexão com o patrono escolhido pelos moradores da comunidade, produzir e divulgar a inauguração.

Ao todo, até o momento, o Favelivro já inaugurou no estado do RJ 37 unidades, distribuídas por comunidades da capital, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jornalista Ancelmo Gois dará nome à biblioteca comunitária em Cordovil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Jornalista Ancelmo Gois dará nome à biblioteca comunitária em Cordovil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui