Jovem do Rio supera desafios e encontra oportunidades na FAETEC de Nilópolis

Residente no Parque São Nicolau, em São João de Meriti, o jovem Gabriel da Silva Santos iniciou com o curso de Encanador e Instalador Predial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Em meio às dificuldades, a perseverança de Ione Maria da Silva, mãe de Gabriel da Silva Santos, emerge como a chave para superar momentos difíceis e pavimentar um futuro promissor. Frente a depressão enfrentada pelo filho devido à escassez de oportunidades de emprego e à recusa na carreira militar, a mãe depositou sua confiança na FAETEC, acreditando que ali seu filho encontraria a solução.

E mesmo após não conseguir vaga por sorteio, Ione não desanimou. Foi pessoalmente à unidade da FAETEC e conseguiu inscrever Gabriel em um curso de Qualificação Profissional. “Eu nunca gostei de ficar à toa em casa, sempre estudei, fiz outros cursos particulares e a FAETEC me surpreendeu pela direção em querer ajudar os alunos, conversar e até mesmo indicar outros cursos que complementam para o mercado de trabalho.” conta Gabriel.

Residente no Parque São Nicolau, em São João de Meriti, Gabriel iniciou com o curso de Encanador e Instalador Predial, mas sua sede de aprendizado não se limitou a isso. E posteriormente, realizou o curso de Monitor de Uso e Conservação de Recursos Hídricos, que será concluído no final de 2024

“Quero ter mais chances no mercado de trabalho e aprender uma profissão nova. A direção me motivou a querer aprender mais e ir além do básico, mostrou que o mundo ainda pode ser bom, só depende de nós mesmos. Em 2024 vou fazer os cursos de Elétrica e Refrigeração, porque eram cursos que eu queria ter feito esse ano, mas haviam terminado as vagas. E é algo que já procurava há bastante tempo. Mas, se eu conseguir vaga, vou fazer também o Técnico de Informática e, talvez, Organização de Eventos.” revela Gabriel.

Advertisement

Leia também

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Há quarenta anos fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

A mãe, Ione, expressa sua gratidão à FAETEC de Nilópolis e afirma que toda a família está determinada a estudar e realizar cursos na unidade. “Eu me sinto em casa aqui na FAETEC Paiol. A unidade acolheu o Gabriel. Agora, aqui ele fica animado, tem expectativa de vida e já decidiu que vai fazer outros cursos. Ele diz que aqui é só paz e amor. Um dia, eu quero colocar o caçula para estudar aqui também.” conclui Ione.

Os cursos, pertencentes à Formação Inicial Continuada (FIC), têm duração de 20 semanas, totalizando 240 horas de carga horária. As inscrições para esses cursos de Qualificação Profissional permanecem abertas até 1º de fevereiro, acessíveis através do site (www.faetec.rj.gov.br).

Com mais de 26 mil vagas disponíveis, a FAETEC oferece cursos em diversas áreas, como gastronomia, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Pensão, Encanador Instalador Predial, Cadista para Construção Civil, Pedreiro de Alvenaria, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Programador Web, Office Cloud Computer, Automação e Robótica com Arduino, Empreendedorismo com Propósito, Cuidador de Idoso, Idiomas (Inglês, Espanhol, Francês), entre outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovem do Rio supera desafios e encontra oportunidades na FAETEC de Nilópolis

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Os jovens fluminenses só terão futuro quando o Rio se separar do Brasil.
    Não podemos, e não devemos, mais sustentar o Brasil com os nossos lucros do petróleo e gás. Chega de vermos municípios de estados que se beneficiam com os lucros bilionários do nosso petróleo e gás (como SP, MG e Sul do Brasil) mais que os nossos municípios, nosso estado e nossa população fluminense.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui