Na noite da última quarta-feira (10/04), o jovem Marcos Vinicius Vasconcelos, que ficou conhecido como ”herói da Baixada” ao resgatar uma mãe e duas bebês de um carro arrastado pelas fortes chuvas que atingiram Nova Iguaçu no último mês de fevereiro, recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), além de Moção de Aplausos e Louvor dos presentes na Casa.
A cerimônia de condecoração a Marcos Vinicius por seu ato de coragem foi realizada no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense, e presidida pelo deputado Felipinho Ravis (Solidariedade).
”O Marcos teve uma atitude muito nobre, importante e heroica. Na Baixada, sofremos com as enchentes, e há diversos heróis anônimos que ajudam as pessoas”, destacou Ravis, destacando também a importância do motorista do ônibus em que estava o rapaz no ato de socorro.
Ao receber a homenagem, Marcos Vinicius compartilhou sua experiência após o evento, mencionando os danos causados pela inundação em sua própria casa, bem como nas residências de seus parentes. Ele expressou sua gratidão e humildade diante do título de ”herói”.
”Só agradeço por esse acontecimento. Graças a Deus está tudo dando certo e minha vida vem melhorando. Tenho planos de estudar para ser bombeiro”, disse o homenageado.
O vídeo do resgate foi capturado por uma colega de trabalho de Marcos, que estava presente no ônibus durante o incidente, e, rapidamente se tornou viral nas redes sociais.
”Na hora, a ficha não tinha caído. Eu fiquei só vendo a criança chorar e a mãe me agradecer. Eu não imaginava o que podia acontecer. Depois que cheguei à minha casa que vi que estava tudo alagado e pensei que poderia ter acontecido coisa pior comigo e com as crianças. Mas, graças a Deus, tudo deu certo”, relatou.
A deputada Elika Takimoto (PT) destacou a importância da atenção para as mudanças climáticas e contou que, durante uma viagem ao Japão, o prefeito de Hamamatsu exibiu a imagem desse resgate durante uma reunião.
”O Japão é um local que tem muitas variações de condições climáticas, a população está muito preparada para esses acontecimentos, que não é o nosso caso. A imagem circulou não só o Brasil, mas sim o mundo, e é um exemplo de coragem e heroísmo”, disse a parlamentar.