Jovem que salvou família de enchente em Nova Iguaçu recebe Medalha Tiradentes

Medalha é a maior honraria da Assembleia Legislativa do RJ; Marcos Vinicius Vasconcelos resgatou e mãe e bebês nas chuvas de fevereiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcos Vinicius Vasconcelos com a Medalha Tiradentes - Foto: Octacílio Barbosa

Na noite da última quarta-feira (10/04), o jovem Marcos Vinicius Vasconcelos, que ficou conhecido como ”herói da Baixada” ao resgatar uma mãe e duas bebês de um carro arrastado pelas fortes chuvas que atingiram Nova Iguaçu no último mês de fevereiro, recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), além de Moção de Aplausos e Louvor dos presentes na Casa.

A cerimônia de condecoração a Marcos Vinicius por seu ato de coragem foi realizada no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense, e presidida pelo deputado Felipinho Ravis (Solidariedade).

”O Marcos teve uma atitude muito nobre, importante e heroica. Na Baixada, sofremos com as enchentes, e há diversos heróis anônimos que ajudam as pessoas”, destacou Ravis, destacando também a importância do motorista do ônibus em que estava o rapaz no ato de socorro.

Ao receber a homenagem, Marcos Vinicius compartilhou sua experiência após o evento, mencionando os danos causados pela inundação em sua própria casa, bem como nas residências de seus parentes. Ele expressou sua gratidão e humildade diante do título de ”herói”.

Advertisement

”Só agradeço por esse acontecimento. Graças a Deus está tudo dando certo e minha vida vem melhorando. Tenho planos de estudar para ser bombeiro”, disse o homenageado.

O vídeo do resgate foi capturado por uma colega de trabalho de Marcos, que estava presente no ônibus durante o incidente, e, rapidamente se tornou viral nas redes sociais.

”Na hora, a ficha não tinha caído. Eu fiquei só vendo a criança chorar e a mãe me agradecer. Eu não imaginava o que podia acontecer. Depois que cheguei à minha casa que vi que estava tudo alagado e pensei que poderia ter acontecido coisa pior comigo e com as crianças. Mas, graças a Deus, tudo deu certo”, relatou.

A deputada Elika Takimoto (PT) destacou a importância da atenção para as mudanças climáticas e contou que, durante uma viagem ao Japão, o prefeito de Hamamatsu exibiu a imagem desse resgate durante uma reunião.

”O Japão é um local que tem muitas variações de condições climáticas, a população está muito preparada para esses acontecimentos, que não é o nosso caso. A imagem circulou não só o Brasil, mas sim o mundo, e é um exemplo de coragem e heroísmo”, disse a parlamentar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovem que salvou família de enchente em Nova Iguaçu recebe Medalha Tiradentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui