Jovem viraliza ao listar gírias cariocas; entenda os significados

O post rapidamente chamou a atenção, despertando curiosidade sobre as expressões populares usadas aqui no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O influencer Naul, que possui mais de 121 mil seguidores nas redes sociais, recentemente viralizou ao postar um vídeo interagindo com cariocas e perguntando: “qual a gíria mais braba do RJ?” O post rapidamente chamou a atenção, despertando curiosidade sobre as expressões populares usadas aqui no Rio.

Gírias são parte essencial da linguagem popular, frequentemente usadas para substituir expressões formais ou tradicionais. Cada região tem seu próprio conjunto de gírias, e o Rio de Janeiro não é exceção, com uma rica tapeçaria de termos únicos que refletem a cultura e a vivência carioca.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Para ajudar os que não estão familiarizados com o “carioquês”, o DIÁRIO DO RIO selecionou os principais para entendermos o significado de cada um:

Confia: Pode ser entendida como um convite para confiar no significado de algo. Pode ser interpretada como uma mensagem de encorajamento para acreditar na importância e no propósito de algo, mesmo que não seja imediatamente compreendido.

Advertisement

Esquece: Pode-se entender que o bordão funciona como forma de demonstrar autoestima e contentamento, com um pegada de ironia. Pode significar deixar de lado, não se preocupar, ignorar. Esquece, isso aí não vai dar problema

Aulas: É quando algo é muito bom ou alguém diz alguma coisa certeira, uma boa sacada

Ainda: É um encurtamento de algo como: “Claro!”

Fé: Denota confiança, otimismo e crença em algo ou alguém. Em situações informais, é usada para expressar convicção e esperança. Alguns sinônimos formais para esta gíria poderiam ser: “confiança plena”, “fé inabalável” e “convicção absoluta”.

Coé: É a versão ainda mais carioca do já muito carioca “qual é”. Pode ser utilizado como uma saudação, assim como Oi e Olá.

Tilt: significa que o jogo teve um erro e ficou travado. Quando usado no caso de pessoas, a expressão que a pessoa está maluca. 

Tega: Significa suave, de boa, tranquilo.

Visão: Dica, Conselho. Exemplo: “Deixa eu te passar a visão”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovem viraliza ao listar gírias cariocas; entenda os significados
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui