Moradores do Complexo da Maré podem se inscrever no curso gratuito ‘NAVE em Órbita – Criando Meu Primeiro Jogo Digital’ até o dia 17 de janeiro. Com duração de oito horas ao longo de dois dias de aulas presenciais, a iniciativa é uma parceria entre o instituto Oi Futuro e a ONG Redes da Maré e tem como objetivo apresentar o universo da programação e desenvolvimento de jogos digitais a jovens entre 13 e 16 anos da comunidade. As aulas contarão com atividades práticas e colaborativas, que abordarão conhecimentos sobre temas como cultura e design de jogos, programação e arte visual e sonora.
Desenvolvido pelo instituto Oi Futuro, o NAVE em Órbita é uma experiência adaptada do currículo de Programação de Jogos Digitais do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de Educação que completa 19 anos e oferta formação profissional no ensino médio para jovens que desejam atuar nas áreas de tecnologia e criatividade. O NAVE em Órbita busca apresentar essa experiência de curta duração, desenvolvendo habilidades técnicas e atitudinais cada vez mais relevantes para atuar na indústria criativa e digital.
Com um total de 40 vagas, as inscrições para a nova turma presencial e exclusiva para moradores da Maré podem ser realizadas até o dia 17 de janeiro de 2025 através do link AQUI. Para aqueles que não têm acesso à internet, haverá também atendimento na sede da Redes da Maré (Rua Sargento Silva Nunes, n.º 1012, Nova Holanda), na sede da Vila dos Pinheiros (Via A1 – CIEP Gustavo Capanema, Vila dos Pinheiros) e no Galpão Ritma (Rua Teixeira Ribeiro, n.º 521, Nova Holanda). A seleção será por ordem de inscrição e os participantes confirmados serão divulgados no dia 17 de janeiro nos murais das Redes da Maré e no Instagram da ONG @redesdamaré. As aulas serão realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro, de 14h às 18h, no Galpão Ritma. Mais informações no edital AQUI.
“Acreditamos que um curso que ensina a criar jogos vai muito além de uma experiência meramente criativa ou de entretenimento, mas representa uma oportunidade de abrir os horizontes de muitos jovens para uma área que, para muitos, poderia parecer inalcançável. Esperamos que esta parceria do Oi Futuro com a Redes da Maré nos ajude a alcançar ainda mais pessoas que sonhem em iniciar uma carreira no mercado de tecnologia”, afirma Aline Almeida, Gerente de Educação, Inovação Social e Comunicação do Oi Futuro.
O NAVE em Órbita é um projeto desenvolvido pelo instituto Oi Futuro e que conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, de SulAmérica, Rede D’Or, Bemobi, e Vinci Partners, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Ele foi inspirado nas práticas aplicadas no Núcleo Avançado em Educação – NAVE, programa do Oi Futuro que há 18 anos oferece Ensino Médio integrado à educação profissional e tecnológica e já formou mais de 3800 jovens em Multimídia e Programação de Jogos nos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco.