Jovens de comunidades do Engenho Novo visitam a Roda Gigante do Rio pela primeira vez

O "Turistando com a Comunidade" proporcionou aos residentes das comunidades Céu Azul e Rato Molhado a oportunidade de explorar a cidade e desfrutar de atividades culturais e de lazer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O projeto “Turistando com a Comunidade” da Secretaria de Ação Comunitária promoveu, na última quinta-feira (04/01), um passeio especial para 36 moradores das comunidades Céu Azul e Rato Molhado, situadas no Engenho Novo. O local escolhido, a imponente Roda Gigante Yup Star Rio, no Porto Maravilha, marcou o aniversário de dois anos do projeto.

Esta iniciativa já impactou positivamente 3,9 mil pessoas de 90 favelas e comunidades com baixos Índices de Desenvolvimento Social (IDH), por meio de 150 visitas guiadas aos pontos turísticos do Rio de Janeiro. O principal propósito é proporcionar aos moradores dessas regiões a oportunidade de explorar a cidade onde residem e ter acesso a experiências culturais e de lazer.

“O ‘Turistando com a Comunidade’ visa estimular novas vivências em espaços públicos voltados ao turismo, à cultura e à arte, promovendo conhecimento, inclusão social, dignidade e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários” afirmou Chiquinho Brazão, o Secretário de Ação Comunitária.

A Roda-Gigante Yup Star possui 88 metros de altura e oferece uma visão panorâmica de 360 graus da Cidade Maravilhosa. Em meio aos 20 minutos dentro da cabine panorâmica de vidro, os visitantes podem contemplar as belezas naturais, as paisagens históricas e os marcos culturais, como a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, o Morro da Providência, a favela mais antiga do Brasil, além de pontos icônicos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Advertisement

“Mesmo com o tempo nublado, foi inesquecível ver de cima as águas calmas da Baía de Guanabara e vários pontos turísticos da cidade. Quase consegui avistar a minha casa” compartilhou Luiz Miguel, de 19 anos, um dos participantes do passeio. O pequeno João Gabriel Barros, de apenas 10 anos, comentou: “Eu gostei tanto que entrei na fila mais uma vez para repetir o passeio. É muito boa a sensação de ver a cidade lá de cima, onde tudo parece pequeno.”

Entre os próximos destinos incluídos na programação do “Turistando com a Comunidade” estão o Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, o Paço Imperial, na Praça XV, o Museu da República, no Catete, e a Biblioteca Nacional, no Centro.

Nos últimos três meses, desde a retomada do projeto pela Prefeitura do Rio, foram realizadas visitas a locais como o Museu de Arte do Rio, Centro Cultural Banco do Brasil, Parque Lage, Real Gabinete Português de Leitura, Catedral Metropolitana, Planetário da Gávea, Maracanã, Museu Aeroespacial, Museu do Amanhã, Floresta da Tijuca, Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), Museu do Pontal, Oi Futuro e Theatro Municipal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovens de comunidades do Engenho Novo visitam a Roda Gigante do Rio pela primeira vez
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui