Jovens do Complexo do Lins visitam o Estádio do Maracanã com projeto ‘Turistando com a Comunidade’

Os jovens, alunos de uma escolinha de futebol do Morro do Amor, foram convidados pela Secretaria de Ação Comunitária para um tour pelo templo do futebol

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio em parceria com o Maracanã Social proporcionou, nesta quarta-feira (08/11), a visita de um grupo de 30 crianças e adolescentes do Morro do Amor, no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio, com uma experiência única. Estes jovens, alunos de uma escolinha de futebol da comunidade, foram convidados pelo projeto “Turistando com a Comunidade” desenvolvido pela Secretaria de Ação Comunitária, para um tour no Estádio do Maracanã, conhecido como o templo do futebol brasileiro e palco de inúmeros eventos esportivos de renome.

A Coordenadora de Projetos da Secretaria de Ação Comunitária, Patrícia Frank, afirmou que o objetivo desta ação social é proporcionar o acesso dos moradores de favelas e comunidades carentes aos principais bens culturais da cidade do Rio de Janeiro.

No passeio, os participantes tiveram a oportunidade de explorar os bastidores e se aproximar do gramado, onde ocorreram as finais de duas Copas do Mundo. O roteiro incluiu uma visita à exposição do acervo histórico e uma passagem pela Zona Mista, que é o corredor por onde os jogadores entram em campo.

O grupo também teve a chance de conhecer a Calçada da Fama, a sala de aquecimento e o vestiário, onde encontraram o ex-jogador Sorato, responsável pelo gol que deu o título ao Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro de 1989. Sorato comentou: “Vi um brilho diferente nos olhos dessas crianças, que têm essa paixão. Estar no templo sagrado do futebol vai marcar a vida deles. Vão lembrar sempre desse momento.”

Advertisement

Na área do gramado, os meninos tiveram acesso aos bancos de reserva e à arquibancada, encerrando o tour na sala de coletiva de imprensa. Rony Gabriel, de apenas 7 anos, compartilhou seu sonho: “Quando eu crescer, quero jogar aqui nesse estádio e ser igual ao Pelé.”

Um outro participante, Lorran Henrique Santos, de 13 anos, expressou sua inspiração: “Estou me inspirando nos jogadores que eu vi na exposição, como Ronaldinho, Pelé, Mané Garrincha e muitos outros. Sinto vontade de jogar mais e agarrar ainda melhor.”

O projeto “Turistando com a Comunidade” visa proporcionar aos moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que simbolizam a história, a arte e a cultura do Rio. Para além de conhecimento, o projeto promove dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento, senso de pertencimento e combate ao estigma da segregação.

Esta iniciativa faz parte do programa “Favela com Dignidade” e já beneficiou 2.700 moradores de 52 localidades com baixos Índices de Desenvolvimento Social (IDS). Já foram realizadas 112 visitas guiadas, acompanhadas por guias de turismo, monitores e supervisores, a pontos históricos e culturais da cidade, como o Museu de Arte do Rio, Cais do Valongo, Parque Lage e o Hotel Copacabana Palace. Os próximos passeios estão programados para esta semana no Museu Aeroespacial e no Museu do Amanhã.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jovens do Complexo do Lins visitam o Estádio do Maracanã com projeto 'Turistando com a Comunidade'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui