Judiciário do Rio cria Central para coibir fraudes em ações judiciais

Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, busca com a Central do TJRJ criar mecanismos para identificar e coibir práticas de má-fé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Com 7 milhões de processos em trâmite na primeira instância, o Tribunal de Justiça do Rio possui 81 comarcas e 631 unidades judiciárias e está entre os 5 maiores tribunais do país. Em meio a tantas lides, é fundamental identificar e impedir a distribuição de demandas fabricadas artificialmente com a finalidade de ganhos indevidos. 

Para combater fraudes em ações judiciais, como a utilização de dados de pessoas sem o conhecimento delas, a Corregedoria Geral da Justiça criou a Central de Identificação de Fraudes Processuais – CENIF.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, busca com a Central criar mecanismos para identificar e coibir práticas de má-fé, que impactam negativamente na prestação jurisdicional.

A juíza Renata Guarino Martins, presidente da CENIF, registra que “o combate à fraude é imprescindível para impedir locupletamento indevido e burla ao sistema judiciário. Além disso, a fraude em grande escala impacta na distribuição e retarda a prestação jurisdicional de outras ações legitimamente ajuizadas.”

Advertisement

A Central receberá informações que contenham indícios de fraudes processuais e apurará os fatos. Demonstrada a existência de fraude, a CENIF oficiará ao Ministério Público e, caso haja indicação de participação de advogado, comunicará à Ordem dos Advogados do Brasil, ou a qualquer outro órgão em que se faça necessária alguma outra providência, inclusive oficiando ao juízo no qual o feito tramita ou tramitou.

Todo e qualquer interessado poderá comunicar por e-mail (cenif@tjrj.jus.br) e/ou apresentar à CENIF indícios de fraudes perpetradas processualmente, para que a questão seja apurada, sendo assegurado o sigilo da comunicação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Judiciário do Rio cria Central para coibir fraudes em ações judiciais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui