Por André Delacerda

Musica no Museu  O carioca tem uma ótima oportunidade de unir dois programas bem culturais, visitar os ricos acervos dos museus que se encontram na Cidade Maravilhosa e apreciar belos concertos de música clássica nesses locais.

E não poderia haver lugar melhor para que a música clássica pudesse se integrar com belas coleções de arte e conhecimento. Assim é o projeto Música no Museu, que unir o cenário magnífico dos museus cariocas a história e a música erudita.

Música no Museu, é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música.

A programação de Música no Museu , em junho privilegia voz nos seus 39 concertos do Rio de Janeiro, mesclando trechos de óperas e clássicos brasileiros e europeus, especialmente italianos, além da ópera francesa, a homenagem ao Ano da França no Brasil, Traz o consagrado Quarteto Colonial além do Coro Itália, os Corais da TV Globo, Dannemann, O Madrigal Cruz Lopes executa um lindo programa, na Igreja Nossa Senhora do Carmo-antiga Igreja da Sé; enquanto no Museu do Exército-Forte de Copacabana, teremos os musicais da Broadway.

De acordo com o diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva.

“Todos os concertos são gratuitos e neles busca-se privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época – da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, todos, aliás, já passaram pelos palcos de Música no Museu, na interpretação dos melhores solistas grupos brasileiros e alguns internacionais.”

Acessem a programação completa do Música no Museu deste mês de junho de 2009.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui