Junho carioca com música clássica nos museus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Musica no Museu  O carioca tem uma ótima oportunidade de unir dois programas bem culturais, visitar os ricos acervos dos museus que se encontram na Cidade Maravilhosa e apreciar belos concertos de música clássica nesses locais.

E não poderia haver lugar melhor para que a música clássica pudesse se integrar com belas coleções de arte e conhecimento. Assim é o projeto Música no Museu, que unir o cenário magnífico dos museus cariocas a história e a música erudita.

Música no Museu, é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música.

Advertisement

A programação de Música no Museu , em junho privilegia voz nos seus 39 concertos do Rio de Janeiro, mesclando trechos de óperas e clássicos brasileiros e europeus, especialmente italianos, além da ópera francesa, a homenagem ao Ano da França no Brasil, Traz o consagrado Quarteto Colonial além do Coro Itália, os Corais da TV Globo, Dannemann, O Madrigal Cruz Lopes executa um lindo programa, na Igreja Nossa Senhora do Carmo-antiga Igreja da Sé; enquanto no Museu do Exército-Forte de Copacabana, teremos os musicais da Broadway.

De acordo com o diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva.

“Todos os concertos são gratuitos e neles busca-se privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época – da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, todos, aliás, já passaram pelos palcos de Música no Museu, na interpretação dos melhores solistas grupos brasileiros e alguns internacionais.”

Acessem a programação completa do Música no Museu deste mês de junho de 2009.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Junho carioca com música clássica nos museus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui