Junior Achievement Brasil oferece bolsas para jovens em curso TI certificado pela Google

Programa oferece educação técnica, certificação profissional e habilidades socioemocionais e tem 40 vagas para o Estado do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Eduardo Dutra

Com a crescente demanda por novos profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), BID Lab, Google e JA Brasil estão abrindo novas turmas para o programa gratuito TECH.JÁ de capacitação profissional. A iniciativa oferece 40 bolsas de estudo a estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

O curso, que terá duração de quatro meses, é voltado a jovens entre 18 e 29 anos que concluíram o ensino médio na rede pública de educação, com renda de até dois salários mínimos por pessoa da família. A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos sem o equipamento, dependendo da disponibilidade em cada localidade em que o curso é oferecido.

Além da capacitação técnica, o curso abrange tópicos como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego. Ao final, os jovens recebem um Certificado Profissional de Suporte de TI emitido pela Google juntamente com a Certificação JA Brasil. A partir desse momento, eles passam a fazer parte do banco de talentos das empresas colaboradoras com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

Advertisement

De acordo com dados da associação de empresas do setor tecnológico, Brasscom, em 2024 o mercado precisará de 420.000 novos profissionais. Entretanto, o treinamento de técnicos na área não atenderia a essa demanda, com cerca de 46 mil pessoas treinadas por ano.

As inscrições estão abertas até 05 de agosto, pelo site. As aulas começarão no fim de agosto.

Pré-requisitos

Os candidatos não necessitam de nenhum conhecimento técnico na área ou experiência anterior, mas não podem estar trabalhando (em emprego formal – CLT, PJ, MEI e Jovem Aprendiz) e estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos).

Além disso, os candidatos, que precisam morar no Rio de Janeiro, passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa de seleção, deverão frequentar a Semana Experimental do curso. 

Teremos uma turma de segunda à sexta, das 18h30 às 22h30, com aulas técnicas de TI e Soft Skills, que define as habilidades comportamentais. Para conseguir uma das 40 vagas, os jovens passam por um processo seletivo em três fases: verificação do perfil, análise de documentação e três aulas experimentais, nas quais eles têm contato com o conteúdo do curso”, diz Marília Bicalho, analista de Projetos da JA Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
TECH.JÁ – Capacitação profissional na área de Tecnologia da Informação
Data de Inscrição: Até 05 de Agosto de 2022
Site para Inscrição: https://jabrasil.org.br/ti
Quantidade de Vagas: 480 (40 no Estado do Rio de Janeiro)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Junior Achievement Brasil oferece bolsas para jovens em curso TI certificado pela Google
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui