Justiça determina prosseguimento do concurso para procurador do MP de Contas

O procurador-geral Henrique Lima afirma que vai recorrer. As provas estão agendadas para 5 de fevereiro e, as discursivas, 2 de abril deste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio do Tribunal de Contas do Estado, próximo ao Campo de Santana. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O concurso público para preenchimento de cinco vagas vitalícias para o cargo de procurador do Ministério Público de Contas do Rio de Janeiro ganha mais um capítulo: após ser suspenso, no último fim de semana, em uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) favorável ao pedido do procurador-geral do órgão, Henrique Lima, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) consegue derrubar a liminar de suspensão do certame e dar prosseguimento.

A decisão saiu nesta quarta-feira (25/01) e foi divulgada na manhã de hoje pelo próprio TCE. Lima afirma que vai recorrer. As provas estão agendadas para 5 de fevereiro e, as discursivas, 2 de abril deste ano.

O embate ocorre porque o TCE-RJ abriu o processo seletivo e o procurador-geral alega não ter sido consultado, dizendo que o procedimento fere a Constituição Federal e as diretrizes da Lei Orgânica da carreira. Já o Tribunal ressalta que Lima foi convidado para compor a comissão do concurso, ainda em julho, quatro meses antes da abertura do edital, e tinha aceitado. O presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, presidirá a comissão. Outra crítica que Lima tem é sobre a vitaliciedade, que daria aos aprovados o benefício após a posse, conforme determina o edital.

0516 tce rj determina restringe pagamentos da secretaria estadual de saude a contratadas em combate a p Justiça determina prosseguimento do concurso para procurador do MP de Contas
Magistrada libera realização de concurso para vagas no Ministério Público de Contas realizado pelo Tribunal de Contas do RJ

Lima conseguiu a suspensão do concurso até então, pois a Justiça tinha entendido que o critério de exercício de dois anos do cargo antes de obter a vitaliciedade não seria respeitada e os cinco concursados teriam tais benefícios, como só poder ser demitido através de decisão judicial.

Advertisement

Em nota, o TCE-RJ informa que, nesta quinta-feira (26/01), foi publicado novo edital, obedecendo ao cronograma estabelecido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca realizadora do concurso, que informará a disponibilização da consulta dos locais de realização da prova objetiva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça determina prosseguimento do concurso para procurador do MP de Contas
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui