Justiça determina que Rio fiscalize ocupações irregulares em ilhas da Baía de Guanabara

De acordo com levantamento do Ministério Público Federal, na Ilha de Jurubaíba, já existem mais de 60 construções irregulares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Baía de Guanabara com o Cristo Redentor ao fundo - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Justiça Federal determinou que o município do Rio fiscalize ocupações irregulares erguidas nas ilhas da Baía de Guanabara. De acordo com levantamento do Ministério Público Federal, na Ilha de Jurubaíba, que é classificada Área de Proteção do Ambiente Cultural, já existem mais de 60 construções irregulares. A informação foi divulgada pela Rádio Tupi.

Em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, a Justiça exige que a Prefeitura providencie estrutura e equipamentos, além de realizar vistorias anuais a fim de exercer efetivo controle do ordenamento territorial na Ilha de Jurubaíba, bem como demais ilhas da Baía de Guanabara. Segundo a procuradoria do MPF, a investigação foi deflagrada em 2012 e teve entre outras diligências vistoria do Instituo Estadual do Ambiente, o INEA, realizada em 2013. A partir disso, os promotores requisitaram providências ao Município.

No entanto, a Coordenadora Geral do Controle de Parcelamentos e Edificações da capital afirmou que não pôde realizar vistoria no local, por não possuir meios de transporte para essa atividade, e que por esta razão sugeriu o auxílio de outras áreas da prefeitura.

A partir daí, o MPF começou a cobrar medidas concretas, expedindo mais de dez ofícios a órgãos municipais. Porém, nada de efetivo foi providenciado, o que motivou a ação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça determina que Rio fiscalize ocupações irregulares em ilhas da Baía de Guanabara

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui