Justiça do Rio mantém proibição da comercialização do livro de Adolf Hitler no estado

Decisão aponta que a obra incita práticas de intolerância contra grupos sociais, étnicos e religiosos; quem descumprir a sentença terá que pagar uma multa de R$5 mil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/TJRJ

O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) determinou, na última semana, que manterá a proibição da comercialização, exposição e divulgação do livro “Minha Luta”, do ditador nazista Adolf Hitler. A medida vale para todo o Estado do Rio de Janeiro.

O juiz Alberto Salomão Junior, da 33ª Vara Criminal da Capital, informa que quem descumprir a decisão vai ter que pagar multa de cinco mil reais. Na decisão, o juiz afirma que o livro incita práticas de intolerância contra grupos sociais, étnicos e religiosos. Portanto, sua circulação é inadmissível.

O juiz também lembrou que a publicação de obra literária com conteúdo discriminatório prevê punição a crimes de discriminação e preconceito.

Mandados de busca e apreensão foram expedidos e livrarias e os representantes legais têm um prazo de cinco dias para apresentarem resposta.

Advertisement

O livro tem a venda proibida pela Justiça do Rio desde 2016. E em janeiro deste ano, o prefeito Eduardo Paes sancionou uma lei que proibiu a venda, publicação, distribuição e circulação do conteúdo parcial ou integral do livro, no município do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça do Rio mantém proibição da comercialização do livro de Adolf Hitler no estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui