Justiça Federal autoriza retomada da construção de tirolesa no Pão de Açúcar

Projeto estava paralisado após determinação do Ministério Público Federal; Justiça considera equipamento relevante para o turismo e economia do RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bondinho Pão de Açúcar e visual deslumbrante - Foto: Divulgação

Em decisão proferida na última quinta-feira (29/02), a Justiça Federal, por meio do Tribunal Regional da 2ª Região (TRF-2), autorizou que o projeto de construção de uma tirolesa no Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, seja retomado.

O TRF-2 admitiu que o equipamento é importante para o setor turístico local e liberou a continuação das obras de implantação, que haviam sido paralisadas após determinação do Ministério Público Federal (MPF).

O juiz Fabrício Fernandes de Castro e o desembargador Sergio Schwaitzer levaram em consideração o estágio avançado da construção e ressaltaram o ganho que a tirolesa trará ao turismo e economia do RJ.

A dupla também alegou que, com as obras paralisadas, há prejuízo financeiro ao Pão de Açúcar, devido aos tapumes e lonas que atrapalham sua paisagem, gerando diminuição na quantidade de visitantes.

Advertisement

Fabrício e Sergio proporam que haja orientações por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre o assunto.

”A decisão não apenas impulsiona a realização do projeto da Tirolesa do Pão de Açúcar, mas também devolve ao Rio um dos maiores pontos turísticos, que detém grande relevância para a economia carioca. Com a retomada das obras, certamente, haverá um aumento do fluxo de visitantes e uma contribuição significativa para que a cidade continue a ser um destino turístico de excelência do país”, afirma Marcio Ferreira, um advogados que representam o Pão de Açúcar na disputa.

Vale destacar que a tirolesa terá 55 metros de extensão, contando com quatro linhas. A velocidade máxima será de 100km/h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça Federal autoriza retomada da construção de tirolesa no Pão de Açúcar
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Viva a tirolesa! Disseram “nada a opor” ao projeto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Então…

  2. Justicinha de m…
    Aposto q devem ser de algum buraco…Cariocas de verdade ,jamais iriam admitir tal escrotidão!!
    Quem será q tá ganhando com isso e depredando a natureza?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui