Justiça suspende início da Operação Verão por ausência da Prefeitura do Rio em reunião

Poder Executivo carioca, porém, afirma não ter sido notificado oficialmente da decisão e mantém efetivo nas ruas neste sábado (07/09)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agentes da Prefeitura do Rio de Janeiro em atuação na Operação Verão 2023/2024 - Foto: Fábio Costa/Seop

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou a suspensão do início da ”Operação Verão”, ação elaborada pelo Governo do Estado que teria início neste sábado (07/09), com segurança reforçada em toda a orla fluminense. De acordo com a Polícia Militar, mais de 1.200 agentes seriam escalados para a ação.

A sentença, proferida pela juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, diz que a suspensão se deu pela ausência de representantes da Prefeitura do Rio na reunião de planejamento da operação, realizada no último dia 29/08.

Ainda segundo a magistrada, para a operação ser efetivada, o Poder Executivo fluminense precisaria realizar este encontro com integrantes da Prefeitura do Rio, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Conselho Tutelar.

Lysia Maria afirma que a ausência da Prefeitura violou o Termo de Autocomposição homologado no dia 09/08. O documento oficializou a abordagem ao público infanto-juvenil durante a Operação Verão, a fim de adequá-la às regras de proteção estabelecidas no Estatuto da Criança e Adolescente.

”O Município [Rio de Janeiro] inviabilizou as tratativas para formulação do Plano de POP eis que deixou, desmotivadamente, de comparecer à reunião para o estabelecimento do referido plano. Em razão da sua ausência, o Município foi notificado nos termos do referido acordo de autocomposição”, dizia a decisão.

Em nota oficial, a Prefeitura do Rio, por sua vez, informou não ter sido notificada da sentença judicial, mantendo, assim, o início da Operação Verão para este sábado.

Confira abaixo, na íntegra, o posicionamento do Poder Executivo carioca

”A Prefeitura do Rio informa que não foi notificada da decisão judicial e que está com toda a Operação Verão nas ruas, conforme o planejado em reuniões prévias ocorridas nos dias 2, 3 e 5 de setembro entre a Polícia Militar e o governo municipal, representado pelas secretarias de Assistência Social e Ordem Pública.

No Diário Oficial de ontem [06/09/24], a Secretaria Municipal de Assistência Social publicou a Resolução N.º 151 que estabeleceu o protocolo do Serviço Especializado em Abordagem Social para a Operação Verão.

A Prefeitura do Rio reitera que as equipes do Município estão atuando na data de hoje [07/09/24] nos pontos de apoio solicitados pela Polícia Militar. São eles: Arpoador; Praça do Ó, Barra da Tijuca; Rua Lino Teixeira x Magalhães de Castro [sentido Zona Su]; Avenida Francisco Bicalho, em frente à Estação da Leopoldina [sentido Zona Sul]; Avenida Presidente Vargas, em frente ao Campo de Santana, pista central [sentido Zona Sul]; e Avenida Ayrton Senna, altura da passarela do Gardênia [sentido Barra da Tijuca]”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Justiça suspende início da Operação Verão por ausência da Prefeitura do Rio em reunião

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui