Karla Beatryz: Minissérie ‘João Sem Deus – A Queda de Abadiânia’ dá voz às vítimas de médium abusador 

A colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a minissérie, dirigida por Marina Person, com as vítimas de abusos sexuais cometidos pelo médium João Teixeira de Faria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As denúncias de abuso sexual contra o medium João Teixeira de Faria ganham voz na série “João Sem Deus – A Queda de Abadiânia”, ao acompanhar a história de duas irmãs, que chegam a Abadiânia, cidade de Goiás, 17 anos antes da prisão de João de Deus. Com direção de Marina Person, a produção é estrelada por Karine Teles, Bianca Comparato e Marco Nanini, no papel do médium. 

A pré-estreia do primeiro episódio da série ocorreu no Festival do Rio, nesta segunda-feira (9), com a participação do elenco e direção. Antes da exibição, a criadora da série e roteirista Patrícia Corso conta que abordar a história dessas vítimas foi um ato libertador. “É uma série muito pessoal e emocionante pra mim. Fui vítima de abuso sexual e acredito que falar sobre isso é muito libertador. Se tocarmos uma mulher que passou por isso, estaremos fazendo nosso papel”, disse. 

Esta será a primeira produção de parceria internacional, entre Brasil e Portugal. A trama, Cecília sai do país após os abusos sofridos pelo médium, enquanto Carmen se torna uma seguidora de João de Deus e funcionária da casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia. 

A fotografia da série mistura registros reais durante os acontecimentos ficcionais, mostrando o templo onde os seguidores eram atendidos. O primeiro episódio mostra o boom das denúncias, o início das investigações e a crescente de vítimas que expõem os abusos sofridos no decorrer dos anos. 

Advertisement

A trama nunca é contada sob o ponto de vista do abusador, mas sim pelas sobreviventes dos abusos. O foco está sempre nas mulheres, e só temos a primeira imagem clara de João de Deus (Marco Nanini) na metade do episódio, quando as denúncias já estão expostas. 

Karine Teles comenta que casos de abuso de poder, mentira e ganância precisam ser falados mais do que nunca. “Essa história é próxima da gente aqui no Brasil, mas é tristemente universal”. Ela conta que aceitou o papel porque acredita no poder restaurador da arte. “Espero que chegue nas pessoas e provoque reflexões em cada um de nós”, afirma. 

Já Bianca Comparato explica que o que a atraiu no projeto foi a abordagem para contar a queda de João de Deus pela perspectiva feminina. “Até o começo da série, a minha personagem, Carmen, está cega em relação aos relatos de abusos, mas, aos poucos, vai entendendo o monstro que está ao seu lado. É sobre essa dúvida de Carmen e sua dificuldade de aceitar que ela não ajudou mulheres abusadas”, conta. 

O médium, que já foi condenado mais de seis vezes, é interpretado por Marco Nanini. O ator conta como mergulhou na história que inspirou a série após o convite. Durante a pré-estreia, ele disse que com o apoio da direção e da equipe de produção, “foi fácil” interpretar o antagonista da trama. 

As três protagonistas da série representam as mulheres reais que começaram o escândalo. A diretora explica que Carmem representa a fé nos poderes de cura do médium, Cecília representa as vítimas de abuso e Ariane – filha de Carmem – faz o papel de uma menina que só se percebe abusada após falar com outras mulheres. 

Por retratar a perspectiva das vítimas, a série tem o cuidado de ser realizada por um time predominantemente feminino, principalmente nas posições de liderança e decisões criativas e executivas. A iniciativa de acolhimento integral de mulheres que sofreram violência no Brasil, Bem Querer Mulher, também acompanha a produção, para a leitura sensível dos roteiros e apoio presencial no set de filmagem. 

A série “João Sem Deus – A Queda de Abadiânia” terá três episódios, que estreiam em 13 de outubro no Canal Brasil. Confira a sinopse

A vida de duas irmãs muda completamente quando elas cruzam o caminho de João de Deus, famoso líder místico que atrai milhares de pessoas a Abadiânia em busca de cura. Dezessete anos depois, durante a semana que antecede a queda e prisão do “maior curador do Brasil”, acusado de cometer centenas de abusos sexuais ao longo de décadas, Cecília, a irmã traumatizada que foi morar em Lisboa, retorna a Abadiânia para resgatar Carmem, agora leal funcionária de João. O reencontro das irmãs – cada uma de um lado da história – se sobrepõe à queda do império de João de Deus.

Confira o Trailer:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Karla Beatryz: Minissérie 'João Sem Deus - A Queda de Abadiânia' dá voz às vítimas de médium abusador 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui