Karpowership e Prefeitura de Itaguaí concluem o primeiro reflorestamento voluntário

Nesta primeira área, foram plantadas mais de 2 mil mudas para reforçar a preservação ambiental da APA do Saco da Coroa Grande, em Itaguaí, no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Karpowership e a Prefeitura de Itaguaí concluíram, no último dia 20, o reflorestamento voluntário da primeira área, correspondente a 10.000m² (1 hectare), de um total de 7,37 hectares (70.370 m²) junto a Área de Proteção Ambiental (APA) do Saco de Coroa Grande, localizada em Itaguaí, no Rio de Janeiro. A iniciativa promoveu o plantio de 2.283 mudas – espécies arbóreas (mangue e restinga) nativas da Mata Atlântica – para recuperação da região que se encontrava em estado de degradação. A ação, que contou com elevados parâmetros de sustentabilidade com Censo Florestal – teve duração total de 30 dias.

O sistema de reflorestamento escolhido é composto por espécies arbóreas (mangue e restinga) nativas da mata atlântica, que apresentam crescimento mais rápido, são mais resistentes e aceleraram o processo de sucessão natural, a recuperação do solo e o retorno da fauna nativa.

A ONDA VERDE, entidade não governamental e sem fins lucrativos, que foi responsável pela execução desta iniciativa, seguirá com o processo da manutenção após o plantio. A ONG dissemina informações sobre meio ambiente e sustentabilidade, atua na conservação da diversidade biológica do Bioma Mata Atlântica e estimula ações para o desenvolvimento sustentável com educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas.

“Esta é uma iniciativa que reforça os elevados padrões de sustentabilidade do nosso projeto. Operamos junto com autoridades e sociedade para garantir o respeito ao meio ambiente e a consequente melhoria na qualidade de vida da população local, aplicando critérios e normas internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, comenta o diretor de operações da Karpowership no Brasil, Gilberto Bueno.

Advertisement

Para a secretária de Meio Ambiente de Itaguaí, Shayene Barreto, o projeto é de extrema importância para a biodiversidade e, inclusive, para a recuperação da Baía de Sepetiba, que há anos vem sofrendo com a degradação ambiental.

“Vemos tantas notícias que mostram o quanto o nosso meio ambiente vem sendo degradado e o meu maior orgulho é ver que Itaguaí está indo na contramão disso. O governo do prefeito Rubão vem buscando a preservação, a sustentabilidade e colocando em prática ações realmente efetivas, como esta em parceria com a Karpowership, por meio de compensação ambiental. Hoje, Itaguaí sai na vanguarda em relação aos municípios no entorno da Baía de Sepetiba, que é de extrema importância para todo o Estado. É gratificante deixar esse legado para a comunidade e para as gerações futuras”, declarou a secretária.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Karpowership e Prefeitura de Itaguaí concluem o primeiro reflorestamento voluntário
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui