Lamsa entra na Justiça contra encampação da Linha Amarela

Concessionária afirma que, a Prefeitura do Rio não observa o devido processo legal, que inclui, entre outros pontos, notificação à concessionária com pelo menos 90 dias e cálculo de indenização

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedágio da Linha Amarela - Foto: Reprodução/Internet

A concessionária Lamsa, responsável pela administração da Linha Amarela, entrou com uma ação na 15ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio nesta segunda-feira (22/02), para tentar suspender o procedimento de encampação (toma de posse de uma empresa privada pela administração pública, mediante compensação) feito pela Prefeitura do Rio.

A concessionária afirma a encampação é um direito, previsto na legislação, do poder concedente, mas é preciso que seja observado o devido processo legal, o que inclui: instauração de procedimento administrativo especifico; notificação à concessionária com pelo menos 90 dias (conforme contrato de concessão); cálculo de indenização.

A Lamsa disse que se coloca à disposição para dialogar com o município e reforça “a importância do respeito aos contratos para a garantia de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento da cidade”.

De acordo com secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, a Prefeitura deve concluir o processo de encampação da Linha Amarela até o próximo sábado (27/02). No domingo (21/02) ele esteve no local para fazer um levantamento dos bens patrimoniais da concessionária.

Advertisement

Há todo o sistema operacional, para que a via possa operar, para que possa dar segurança aos usuários. São esses sistemas que estão sendo objetos dessa transição para a Prefeitura do Rio.”

Desde domingo, órgãos da prefeitura começaram a assumir serviços na Linha Amarela. O Centro de Operações Rio passou a ser responsável por todo o serviço de resgate mecânico nos casos de pane em veículos e a Conservação do município passou a ser responsável pelo serviço de tapa-buraco. O Corpo de Bombeiros fará o resgate de vítimas em caso de acidentes.

No sábado (20/02), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), anunciou que vai fazer uma nova licitação para a Linha Amarela. Segundo Paes, o processo será realizado ainda no primeiro semestre de 2021.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lamsa entra na Justiça contra encampação da Linha Amarela
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui