Land Rover planeja produzir carros elétricos no RJ

Diretor global da companhia de automóveis de luxo revelou planos de exportar elétricos do Rio para os EUA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação JLR

Em 2030 a Land Rover suspenderá a produção de veículos a combustão em todo o mundo, incluindo na fábrica localizada em Itatiaia, no interior do Rio. Embora esse fechamento esteja nos planos da empresa, a companhia não pretender ir embora do Brasil e um novo empreendimento, voltado para a produção de carros elétricos, pode ser criado no Rio de Janeiro.

É o que espera o diretor global de estratégia e sustentabilidade do grupo Jaguar Land Rover, François Dossa, que esteve em reunião, na última semana, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para detalhar esses planos.

Dossa e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio demonstraram entusiasmo com o projeto, segundo a revista Valor. A futura fábrica fará parte da nova produção de elétricos e pode até exportá-los para os Estados Unidos.

Parte da conversa do diretor com Alckmin, de acordo com a Valor, foi sobre desejo do grupo de estimular à produção de carros 100% elétricos na próxima fase do Rota 2030 – programa federal de estímulos ao setor. A produção de elétricos em Itatiaia seria possível, segundo Dossa, com a expansão da produção, já prevendo abastecer o mercado dos EUA, onde o grupo não tem fábrica.

Advertisement

Polêmica

O assunto sobre carros sustentáveis ainda é polêmico na indústria e há empresas, como a Toyota, Stellantis e Volkswagen, que defendem políticas voltadas ao desenvolvimento de carros híbridos movidos a etanol no país. O híbrido tem dois motores, onde um funciona com combustível e ajuda a carregar outro, elétrico. Ambos se alternam dependendo do uso.

François Dossa é contra o uso de etanol e diz, ao Valor, que o derivado da cana é um importante aliado para a descarbonização por um período, mas é contra o desenvolvimento de novas gerações de veículos com base nesse combustível. E para ele, a eletrificação é caminho sem volta. “Quando o carro ocupou o lugar da carruagem muitos diziam que não daria certo. Agora, na eletrificação, o Brasil ainda leva a vantagem da geração de energia limpa”, diz ao Valor.

E Dossa ainda diz que a sustentabilidade no transporte vai além das emissões dos veículos e envolvem a origem da energia, design, engenharia, materiais, fábricas “e até a forma de vender o carro”.Meu sonho é vender um carro para toda a vida, o que requer materiais cada vez mais resistentes. Isso é sustentabilidade”, comenta o diretor a revista Valor.

Diversidade

Para o executivo, uma empresa sustentável deve ter em mente a diversidade, incluindo o sistema de cotas. “É a forma de empresas conservadoras como as nossas avançarem”, afirma.

Até 2026, o grupo Jaguar Land Rover pretende elevar a participação de mulheres em cargos de chefia dos atuais 12% para 26%. Dossa aponta, ainda, o envolvimento das empresas com as comunidades. Ele próprio já participou de organizações voltadas à educação de jovens carentes no Brasil, como a Casa do Zezinho.

Land Rover em Itatiaia

Inaugurada em junho de 2016, a fábrica brasileira da Land Rover é uma estrutura pequena quando comparada às grandes montadoras. Tem cerca de 500 funcionários e se dedica a um nicho de mercado, o segmento de utilitários de luxo. A produção local foi responsável por 30% dos 3,6 mil veículos Land Rover vendidos no país em 2022.

A ideia é elevar a participação da produção local nas vendas para 50% em 2023, segundo João Oliveira, que há oito meses assumiu o comando do grupo no Brasil e América Latina.

O projeto em Itatiaia faz parte dos investimentos de marcas de luxo no Brasil quando, durante o programa automotivo Inovar-Auto, o governo brasileiro elevou o IPI em 30 pontos percentuais em carros importados por empresas sem fábricas no país. A Land Rover foi uma das últimas a chegar na onda que envolveu também Mercedes-Benz, BMW e Audi. Mercedes e Audi encerraram a produção posteriormente. Em 2022, a Audi retomou a atividade no Paraná.

Informações da revista Valor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Land Rover planeja produzir carros elétricos no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui