Lapa recebe feira com artistas refugiados e imigrantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No próximo dia 03 de agosto será realizada a primeira edição da feira Mescla, que vai unir expositores de produtos artesanais e sustentáveis na área de moda, acessórios e cosméticos, além de objetos de decoração.

O evento traz criadores independentes e também dá voz a artistas refugiados e imigrantes, que terão oportunidade de ministrar oficinas, palestras e de se apresentar artisticamente. A atração é gratuita e vai ocorrer no Hotel Selina, na Lapa. A proposta do evento não é ser apenas uma feira sustentável, mas um local de performance plural, apresentando ao público uma mistura de múltiplas culturas, em um único ambiente.

Paco do Ouvidor Lapa recebe feira com artistas refugiados e imigrantes
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A primeira edição da feira Mescla terá a presença de uma refugiada da Gâmbia, Mariama Bah, que vai contar sobre a sua trajetória, os desafios de chegar até o Brasil e abordará sobre o casamento infantil.

O evento também vai promover uma oficina de caligrafia árabe ministrada pelo marroquino Mohammed El Jazouli. Haverá ainda uma apresentação musical com a cantora da Venezuela Julieta Hernández, que estará tocando um instrumento venezuelano chamado “cuatro”, que em 2013 foi declarado patrimônio cultural de seu país de origem.

Advertisement

Além dessas atrações, o imigrante congolês Thezis irá percorrer todo o Hotel fazendo uma performance chamada SAPE (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes), com música, dança e vestimenta específica, em um estilo próprio caracterizado pela exuberância. Essa performance é um movimento cultural que se popularizou no Congo a partir dos anos 1960, no qual a roupa é parte da construção de um conjunto de significados e a elegância deve se refletir tanto na aparência quanto na forma de ser e de agir.

A Lapa é um bairro multicultural, plural e acolhedor, e a ideia do evento é trazer um pouco dessa mistura, diversidade e expressões artísticas, daí o nome Mescla“, ressalta Carla Sobrosa, idealizadora do evento e sócia da Semente Produções.

Carla conta que o Hotel Selina foi escolhido para sediar essa feira, pois está alinhado ao conceito “mescla”, sendo um local alternativo, que inspira a criatividade e que estimula esse olhar multicultural. “O hotel possui diversos ambientes maravilhosos que serão explorados durante a feira, inclusive haverá uma oficina de gastronomia que será realizada na própria cozinha do hotel”, revela Carla.

Serviço:
Feira Mescla
Data: 03 de agosto
Hora: 13h às 21h
Local: Hotel Selina (Largo da Lapa, 9 – Centro, Rio de Janeiro)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lapa recebe feira com artistas refugiados e imigrantes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Lapa recebe feira com artistas refugiados e imigrantes
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui