Lapa recebe feira com artistas refugiados e imigrantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No próximo dia 03 de agosto será realizada a primeira edição da feira Mescla, que vai unir expositores de produtos artesanais e sustentáveis na área de moda, acessórios e cosméticos, além de objetos de decoração.

O evento traz criadores independentes e também dá voz a artistas refugiados e imigrantes, que terão oportunidade de ministrar oficinas, palestras e de se apresentar artisticamente. A atração é gratuita e vai ocorrer no Hotel Selina, na Lapa. A proposta do evento não é ser apenas uma feira sustentável, mas um local de performance plural, apresentando ao público uma mistura de múltiplas culturas, em um único ambiente.

A primeira edição da feira Mescla terá a presença de uma refugiada da Gâmbia, Mariama Bah, que vai contar sobre a sua trajetória, os desafios de chegar até o Brasil e abordará sobre o casamento infantil.

O evento também vai promover uma oficina de caligrafia árabe ministrada pelo marroquino Mohammed El Jazouli. Haverá ainda uma apresentação musical com a cantora da Venezuela Julieta Hernández, que estará tocando um instrumento venezuelano chamado “cuatro”, que em 2013 foi declarado patrimônio cultural de seu país de origem.

Advertisement

Além dessas atrações, o imigrante congolês Thezis irá percorrer todo o Hotel fazendo uma performance chamada SAPE (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes), com música, dança e vestimenta específica, em um estilo próprio caracterizado pela exuberância. Essa performance é um movimento cultural que se popularizou no Congo a partir dos anos 1960, no qual a roupa é parte da construção de um conjunto de significados e a elegância deve se refletir tanto na aparência quanto na forma de ser e de agir.

A Lapa é um bairro multicultural, plural e acolhedor, e a ideia do evento é trazer um pouco dessa mistura, diversidade e expressões artísticas, daí o nome Mescla“, ressalta Carla Sobrosa, idealizadora do evento e sócia da Semente Produções.

Carla conta que o Hotel Selina foi escolhido para sediar essa feira, pois está alinhado ao conceito “mescla”, sendo um local alternativo, que inspira a criatividade e que estimula esse olhar multicultural. “O hotel possui diversos ambientes maravilhosos que serão explorados durante a feira, inclusive haverá uma oficina de gastronomia que será realizada na própria cozinha do hotel”, revela Carla.

Serviço:
Feira Mescla
Data: 03 de agosto
Hora: 13h às 21h
Local: Hotel Selina (Largo da Lapa, 9 – Centro, Rio de Janeiro)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lapa recebe feira com artistas refugiados e imigrantes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Lapa recebe feira com artistas refugiados e imigrantes
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui