O Rio de Janeiro conta com mais de 1,5 milhão de moradores acima dos 60 anos, registrando o segundo maior envelhecimento populacional do Brasil, de acordo com o último censo do IBGE. Para suprir as demandas mais recorrentes da terceira idade, o vereador Pablo Mello criou a ‘Estação do Idoso’, projeto que terá seu primeiro evento neste sábado, dia 15, das 8h às 13h, no Largo do Machado, marcando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso.
O que é a Estação do Idoso?
O programa visa atender as necessidades da população idosa e contará com estações (tendas) focadas em saúde física e mental; vida após a aposentadoria; assistência social, benefícios e Direito e voluntariado. Os participantes também receberão kits de higiene e terão uma área exclusiva para tomar café da manhã junto à equipe do vereador Pablo Mello.
“Por meio da Estação do Idoso, a população 60+ terá acesso à serviços de saúde, como aferição de pressão e orientações sobre medicamentos e prevenção. No local, também informaremos essas pessoas sobre seus direitos e benefícios, como o bolsa-família, LOAS, RioCard e auxílio-doença, além de divulgarmos oportunidades de emprego àquelas que buscam se manter ativas”, explicou o vereador Pablo Mello.
Programa oferece assistência em Saúde, Direito e Mercado de Trabalho
Durante o evento itinerante, os participantes contarão com serviços médicos gratuitos, como aferição de pressão arterial e orientações sobre uso correto de medicamentos e exames preventivos. No local, a equipe também dará assistência para os idosos que ainda não sabem como agendar e acompanhar consultas e solicitações no portal do paciente do Minha Saúde Rio, apoiando o letramento digital.
A saúde mental também é um dos pontos fortes do evento, que contará com assistentes sociais para acolher os idosos que andam tristes e estressados. Outro objetivo do projeto é expandir os conhecimentos da população 60+ sobre direitos e benefícios, como o LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social), RioCard, auxílio-doença, entre outros, contando com especialistas da área para darem o suporte necessário.
O evento ainda terá uma estação focada na geração de empregos e independência na terceira idade, oferecendo um banco de vagas de empresas que respeitam as limitações dos idosos e buscam contratar por meio de jornadas de trabalho reduzidas.
‘Estação do Idoso’ promove mais dignidade para a terceira idade
Membro titular da Comissão do Idoso da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Pablo Mello também é profissional da saúde, enfermeiro sanitarista e médico em formação, destacando-se na gestão do Posto de Saúde Antônio Braga Lopes, no Caju. A vivência impactou diretamente o mandato como vereador, despertando sua atenção em prol do bem-estar físico e mental da população 60+. Assim, o vereador Pablo Mello busca atender as demandas mais urgentes dos idosos, além de denunciar casos de violência física, psicológica, verbal e patrimonial para os órgãos competentes.
“A Estação do Idoso é um movimento em prol da dignidade e do respeito aos nossos idosos. Com a participação voluntária da comunidade e o apoio de profissionais dedicados, o projeto vai transformar muitas vidas, garantindo o cuidado e a atenção necessários. No dia 15 de junho, das 8h às 13h, no Largo do Machado, vamos fazer a diferença e construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, concluiu o vereador Pablo Mello.
Nesta semana, o vereador apresentou o projeto de criação do Conselho Tutelar do Idoso e a implantação de duas novas delegacias de defesa do Direito do Idoso, uma na Zona Oeste e uma da Zona Norte. O projeto será votado na próxima quarta-feira (19) em primeira discussão, no Plenário da Casa.