Latam migra voos do Santos Dumont para o Galeão

CEO da empresa, Jerome Cadier adiantou que as operações no SDU serão reduzidas em 30% em relação ao primeiro semestre de 2023

Reprodução - Internet

Para se adaptar às restrições impostas pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, a Latam Brasil já executou a redução de voos com saída do Aeroporto Santos Dunont (SDU). A iniciativa, que passa a valer no segundo semestre deste ano, visa ampliar o número de operações no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão).

Em uma conferência realizada na noite desta quarta-feira (2), o CEO da empresa, Jerome Cadier, adiantou que as operações no SDU serão reduzidas em 30% em relação ao primeiro semestre de 2023.

A Latam Brasil já migrou alguns voos para o Galeão, mas em proporção inferior às operações com partida do Santos Dumont. Segundo Jerome Cadier, o acréscimo de voos no Galeão dependerá da dinâmica da econômica nacional neste semestre.

Como o Governo do Estado do Rio de Janeiro estuda reduzir a alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação, a movimentação da Latam pode ampliar o número de voos no terminal da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A medida já foi adotada por outros Estados da federação com êxito na abertura de novas rotas. A redução do ICMS ainda precisa ser aprovada pelas instâncias governamentais locais.

As informações são do site Aeroin.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo que foi decidido, as empresas aéreas terão que levar para GIG até janeiro de 2024 todos os voos que não sejam de e para Congonhas e Brasília. Só voos para esses dois aeroportos é que poderão ficar em SDU. Hoje a maioria dos voos domésticos de e para o Rio de Janeiro vem operando em SDU. Resta saber se essa transferência de voos de SDU para GIG vai ocorrer ou não. Li que vários voos que a GOL havia transferido de GIG para SDU (Porto Alegre, Curitiba, Navegantes, Florianópolis) em passado recente (a GOL foi a última companhia aérea a ter a maioria dos voos em SDU) vão voltar para GIG ainda este ano. Já a LATAM não fala que voos seriam esses que ela vai transferir para GIG, e a Azul nem se pronunciou, mas foi a Azul, que, em 2009, iniciou o processo de esvaziamento de GIG em relação aos voos domésticos, escolhendo SDU, e não GIG, para centralizar seus voos na cidade, com aquiescência da ANAC e da SAC. Particularmente, sou contra essa imposição às cias aéreas. Acho que isso não resolve o problema de GIG, que é o acesso ao aeroporto. Temo que, dentro de algum tempo (só não sei quanto tempo), o problema do desequilíbrio retorne, já que SDU, por menor que seja, tem localização e acessos privilegiados, o que não ocorre com GIG.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui