Tudo indica que o Rio de Janeiro está se tornando a capital da gastronomia da América Latina. Enquanto ainda ocorrem os eventos que antecedem o Latin America’s 50 Best Restaurants 2023, a cerimônia que elege os 50 melhores restaurantes da América Latina, o Rio já assegurou que a festa retornará à cidade em 25 de novembro de 2024. Quem perde nessa história é São Paulo, que tentou trazer a festa para a cidade, mas não teve sucesso.
O Latin America’s 50 Best Restaurants é, lá vou eu no lugar comum, o Oscar do setor, e reforça o Soft Power Carioca, além do destaque da cidade em grandes eventos. Além disso, como ressaltou o secretário da Casa Civil do Rio, Eduardo Cavaliere, e o subsecretário de Assuntos Estratégicos, Antônio Mariano, “o turista do século 21 gosta de inovar. Uma cidade que não percebe essa característica dos viajantes atuais – e aposta em uma fórmula ultrapassada – está fadada ao fracasso e perderá bilhões de dólares em receitas“, no artigo Gastrodiplomacia: conquista do mundo pela boca.
No mesmo artigo, eles contam o caso de Lima, no Peru que “soube se reinventar. Investiu milhões de dólares no seu soft power culinário e vendeu o ceviche como porta de entrada para um país que conta com muitos outros atrativos turísticos. Deu certo!“