Laudo técnico confirma envenenamento das árvores da Rua Afonso Pena, na Tijuca

Denúncias foram feitas em abril. A punição para cada árvore agredida é de até R$ 1.000,00. O autor da ação deve responder ainda por crime ambiental

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de viatura da Polícia Civil do RJ - Foto: Divulgação

Em abril, moradores da Rua Afonso Pena, na Tijuca, Zona Norte da cidade, denunciaram que as árvores da região estariam sendo envenenadas. Nesta quinta-feira (25), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) divulgou o laudo técnico realzado na época. A investigação constatou a presença de veneno nas árvores.

Segundo a DPMA, as manchas azuais e perfurações encontradas nas áravores eram resultado de prática criminosa, por envenamento. No momento, síndicos e funcionários de condomínios locais estão sendo ouvidos pelos agentes da especializada, que mantém a investigação em curso para a identificação dos autores do crime.

No dia de 10 abril, moradores do bairro denunciaram as condições das árvores. Na época, a Secretária Municipal de Ambiente e Clima (SMAC) verificou indícios de envenenamento e encaminhou o caso à polícia.

A punição para cada árvore agredida é de até R$ 1.000,00. O autor da ação deve responder ainda por crime ambiental.

Advertisement

Para coibir ações semelhantes, os moradores da região propuseram o aumento do número de câmeras de vigilância, aliado à busca de apoio policial.

Um das ruas mais tradicionais da Tijuca, a Rua Afonso Pena conta com árvores provenientes da Mata Atlântica da região nordeste do Brasil.

Através do Disque Ambiental – (021) 98596-7496 – podem ser feitas denúncias sobre o envenenamento da fauna da cidade.

As informações são do jornal O Dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Laudo técnico confirma envenenamento das árvores da Rua Afonso Pena, na Tijuca
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Houve um tempo atrás mesma prática no calçadão do bairro Campo Grande.
    As leis são muito brandas na punição. Nem se chega a prender, apenas levado para delegacia e paga fiança, respondendo em liberdade, mas que não resulta em aplicação de pena, pois são aplicados institutos despenalizadores como suspensão do processo…
    Se a lei desse liberdade ao juiz mesmo de fixar alguns dias de prisão muitos pensariam duas vezes…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui