Leão do Méier: descubra a história da estátua que ‘vigia’ o bairro há 35 anos

O monumento foi erguida graças ao empenho de uma instituição chamada Lions Clubs

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

No coração comercial do tradicional bairro do Méier, na Zona Norte do Rio, uma figura imponente se destaca no cenário urbano: o Leão do Meier. Instalada há 35 anos no canteiro central da Rua Dias da Cruz, no cruzamento com a Ana Barbosa e a subida da Hermengarda, a estátua se tornou um ícone local, reverenciado como guardião e protetor do entorno.

Porém, poucos sabem a verdadeira origem dessa imponente figura. Enquanto muitos presumem que a estátua foi uma iniciativa da prefeitura ou de órgãos públicos, a realidade é que ela foi erguida graças ao empenho de uma instituição chamada Lions Clubs, em 1989.

O Lions Clubs, conhecido como a maior organização de Clubes de Serviços do mundo, tem o leão como seu símbolo distintivo. Fundado em Chicago (EUA) por Melvin Jones em 1917, o Lions Clubs reuniu indivíduos bem-sucedidos que perceberam a necessidade de trabalhar em prol da comunidade.

Hoje, o Lions Clubs possui mais de 46 mil unidades em todo o mundo, com 1,4 milhão de associados dedicados a promover uma melhor qualidade de vida em suas comunidades. Suas áreas de atuação abrangem desde o combate ao diabetes e ao câncer pediátrico até a proteção do meio ambiente e o alívio à fome. Aqui no Rio , muitos associados do Lions trabalham incansavelmente para melhorar a vida em suas localidades. No entanto, há incertezas sobre a continuidade desse trabalho na região do Grande Méier. Apesar disso, o Leão do Meier permanece como um símbolo não apenas da história do bairro, mas também do espírito de solidariedade e serviço à comunidade que o Lions Clubs representa.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Leão do Méier: descubra a história da estátua que 'vigia' o bairro há 35 anos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Leão do Méier: descubra a história da estátua que 'vigia' o bairro há 35 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui