Ora pois, se acha que restaurante português é apenas aquele que serve bacaolhada com paredes cobertas de azulejo está redondamente enganado, tem o arroz com polvo também, ok, não é assim. Acabou de abrir no Leblon o restaurante de tapas portuguesas El Gordo, ali na Rua General San Martin e já estou louco para conhecer!
Marca conhecida pela bela pousada e restaurante no quadrado de Trancoso, na Bahia, assim como pelo famoso bar no Bairro Alto, em Lisboa, o El Gordo chega ao Rio de Janeiro com a proposta de fazer uma conexão direta com a típica culinária de tapas.
À frente do negócio estão Nuno e Salvador Almeida, pai e filho, que trazem o know how de muitos anos de trabalho no meio vanguardista da boemia lisboeta. Inspirados na atmosfera emblemática do Bairro Alto, a dupla de sotaque carregado cuidou de toda a concepção da casa, da decoração ao cardápio, da carta de vinho e drinques do bar. Como um verdadeiro restaurateur, Nuno será facilmente encontrado circulando entre a cozinha e o salão. Anarquista por natureza, ele acredita na liberdade de se fazer de tudo em uma mesa e aposta na tradicional culinária portuguesa com criatividade e inovação.
No cardápio, cerca de 90 tapas variadas, quase todas portuguesas, como embutidos, favas guisadas, chorizos mistos, curry de goa de frango e cordeiro (considerado o melhor do mundo), açordas de lagostas e pata negra cinco estrelas. Tudo isso é apenas um pequeno aperitivo do que será servido no El Gordo, que contará com a expertise do chef de cozinha de Bangladesh, Mohammad Atiqur Rahman, que há 17 anos trabalha com Nuno. A carta de vinhos, com quase 200 rótulos disponíveis – entre portugueses (80%), espanhóis (15%) e 5% do resto do mundo – divide as atenções com uma seleção rigorosa de cervejas, apenas cinco entraram no cardápio: as brasileiras Tijuca e Cerpa, as espanholas Inédit e 1906 e a portuguesa Super Bock. As sangrias, servidas com pau de canela vindo da Bahia, também se destacam no cardápio com versões com vinho tinto, branco, rosé e verde, além de espumantes e champagne, servidas em jarras de estilo clássico português.
A decoração traz referências que vão da política ao esporte, passando pelo cinema, música e religião, tudo trazido de container de Portugal. Nas paredes, ganharam molduras imagens de conterrâneos como as cantoras e atrizes Carmen Miranda e Amália Rodrigues, do humorista Raul Solnado e dos presidentes Antonio Salazar e Óscar Carmona, relíquias encontradas na tradicional Feira da Ladra, em Lisboa. Também estão lá Vasco da Gama e Luís de Camões, assim como alguns craques e brasões do Benfica, Sporting, Atlético Clube de Portugal e Casa Pia. Do acervo pessoal de Salvador, uma bicicleta francesa Solex e um avião de madeira estão suspensos no meio do salão e dividem espaço com outros objetos de decoração, como bonecos, um grande baleiro de vidro com nuts e santos. Tudo despretensiosamente organizados pelos quatro cantos do bar, que só escorrega na brasilidade com as mesas e cadeiras de madeira vinda de Tiradentes (MG), da conhecida pousada Pequena Tiradentes.
Serviço
El Gordo – Av. General San Martin 1219 – Leblon. De 3ª a sábado, das 17h às 2h. Domingo das 13h às 23h. Tel.: 21 3079-9581. C.c: todos. C.d: todos.