Lei cria programa que incentiva literatura de cordel nas escolas

O programa poderá ser adotado nas escolas públicas e privadas com objetivo de contribuir para o conhecimento da cultura popular brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Alerj

A Lei 9.958/22,que prevê que o Estado do Rio deverá implementar o Programa de Fomento à Literatura de Cordel nas escolas, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em Diário Oficial Extra do Executivo de sexta-feira (06/01). O texto tem autoria dos deputados Marcelo Dino (União) e André Ceciliano (PT).

O programa poderá ser adotado nas escolas públicas e privadas com objetivo de contribuir para o conhecimento da cultura popular brasileira, valorizar e promover a literatura popular em versos e conscientizar sobre a importância da cultura regional, promovendo uma educação que respeite a diversidade.

É importante preservarmos e promovermos a Literatura de Cordel, que já foi muito estigmatizada, devido ao linguajar despreocupado e regionalizado. Hoje ela é bem respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel, sediada no Rio de Janeiro. Entendemos que o Estado do Rio de Janeiro tem as raízes de sua cultura muito influenciada e relacionada à imigração nordestina, sendo a literatura de cordel importante para valorização desta cultura”, argumentaram os autores na justificativa do projeto.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei cria programa que incentiva literatura de cordel nas escolas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui