A implementação de faixas de travessia de pedestres em formato “X” nos cruzamentos do município do Rio de Janeiro é a pauta do Projeto de Lei nº 1957/2023, de autoria da Vereadora Thais Ferreira (PSOL), sancionado nesta quinta-feira (12/09) pelo Prefeito Eduardo Paes.
De acordo com a vereadora, essa iniciativa tem como objetivo principal melhorar a segurança e a mobilidade dos pedestres nos cruzamentos da cidade, promovendo um fluxo mais eficiente e seguro.
Dentre as demais ações da Lei estão os seguintes pontos está a determinação que a implementação das faixas deverá ser precedida de estudos técnicos de viabilidade, que serão realizados por órgãos competentes do Poder Executivo. Além disso, esses estudos terão o propósito de avaliar a adequação e a eficácia das faixas em diferentes locais da cidade.
O projeto busca modernizar a sinalização de pedestres, inspirando-se em práticas internacionais adotadas em cidades como Tóquio e Nova Iorque, onde as travessias diagonais são comuns e eficazes.
As faixas de pedestres em formato “X” têm o potencial de reduzir o tempo de espera dos pedestres nos cruzamentos, diminuir o risco de acidentes envolvendo pedestres e melhorar a fluidez do trânsito ao permitir que pedestres cruzem em várias direções simultaneamente.
peqquepê – não tem um temporizador decente – não tem um botão de sinal de pedestre que funcione, varios radares de avanço de sinal inoperantes…essa gente não faz o básico mas quer trazer faixa de niuiork